Desfile cívico leva 66 atrações até a rua 11

    236
    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Sessenta e seis atrações compõem o desfile cívico promovido pela Prefeitura e que acontece neste domingo, 11. A programação está a cargo do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo.

    Neste ano, o evento será realizado sob o tema “Tatuí, Capital de Todas as Músicas”, terá quatro horas de duração, percurso aumentado e 6.600 participantes.

    Eles desfilarão pela rua 11 de Agosto, que volta a receber a manifestação cívica. Em 2011 e 2012, o desfile aconteceu na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, a pedido da ACE (Associação Comercial e Empresarial).

    A definição das atrações e da disposição delas na rua 11 de Agosto aconteceu na quinta-feira, 8, totalizando cinco novos participantes em comparação a 2012.

    “Na verdade, o número de escolas aumentou”, disse Jorge Rizek, diretor do departamento responsável e organizador do desfile há anos.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    Conforme ele, o departamento trabalha com os dados do ano anterior e agrega novos participantes conforme eles fazem solicitações. Por conta disso, todos os de 2012 receberam convite para participar neste ano.

    Entretanto, Rizek destacou que alguns dos pedidos não são atendidos, uma vez que quem faz a solicitação não atende aos requisitos ou “foge da proposta do evento”.

    “Na verdade, o evento é um desfile cívico, não é comercial. Então, temos como prioridade fazer com que as escolas sejam atendidas”.

    A primeira reunião para a definição das atrações aconteceu em maio. Ela segue agenda da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo, sendo realizada antes das férias de julho.
    O tempo é necessário para que direção, coordenação, supervisão e professores possam preparar-se para o desfile.

    Outro encontro é promovido com representantes de clubes de serviços, entidades e militares. Nas reuniões, o departamento apresenta a proposta do desfile – neste ano, com tema fixo.
    “Nós já fizemos o evento com temas, em edições anteriores. Como este é o primeiro da atual administração, optamos por fazer algo diferente e trouxemos um tema que fala sobre a música”, citou o diretor.

    Antecipando o evento, Rizek disse que cada unidade escolar escolheu um ritmo musical para representar. “Vai ser algo bastante diferente e musical. Será algo bonito, diferente, e que prestará homenagem à ‘Capital da Música’”.

    Como nos anos anteriores, o desfile contará com bandas do município e convidadas. Os destaques ficam por conta da Banda Marcial de Atibaia e da Orquestra de Metais Lyra Tatuí. Esta última deverá encerrar as apresentações.

    O desfile tem início às 9h, sendo realizado até às 13h, quando estão previstas as passagens de cavaleiros de Tatuí e de grupos de montaria de Itapetininga. Durante quatro horas, as atrações serão distribuídas de modo a “dar ritmo” ao desfile.

    “A ordem do desfile é algo bem complicado de se definir, porque você tem um público muito diversificado de participantes”, argumentou Rizek.

    O evento é integrado por escolas infantis, grupos de idosos e de alunos excepcionais. “Nossa preocupação é atender todos da melhor forma possível”, adicionou.

    Com a volta do desfile para a 11 de Agosto, o departamento aumentou o trajeto. O percurso de 650 metros começa no cruzamento com a rua Capitão Lisboa e termina na esquina com a rua Tamandaré (largo do São Roque).

    Nos anos em que o desfile aconteceu na principal rua comercial do município, o trajeto terminava na rua 7 de Abril.

    “Nós o alongamos porque a população aumentou. Decidimos isso em conversas com todos os participantes nas reuniões preparatórias. Isso tudo é muito bem conversado. Nada é imposto. A gente conversa muito e troca ideias a todo o momento”.

    Para oferecer conforto ao público, a Prefeitura instalará arquibancada no trecho que compreende a Praça da Matriz. “Este é o espaço que nós temos e que, tradicionalmente, recebe a infraestrutura”, citou o diretor.

    A arquibancada terá capacidade para acomodar 900 pessoas. O público contará, também, com banheiros químicos espalhados ao longo do trajeto. “Também existe o banheiro público que funciona na Praça da Matriz”, lembrou o diretor.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra