Desfile cívico celebra aniversário de Tatuí

    Parada contou com mais de 60 atrações na rua 11, marcando 192 anos da cidade

    855
    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec
    Anglo
    EleService institucional

    Em comemoração aos 192 anos do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou o tradicional desfile cívico no sábado, 11, na rua 11 de Agosto.

    O evento teve início às 9h e contou com cerca de quatro horas e meia de duração e a presença de militares, escolas, clubes de serviços, associações e cavaleiros.

    As autoridades ficaram concentradas em palanque instalado em frente à Praça da Matriz. Além de vereadores, assessores parlamentares, representantes de deputados e secretários municipais, ocuparam o espaço a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva.

    O local ainda recebeu uma arquibancada com uma parcela do público, que se espalhou em cerca de 900 metros, entre o início e o final das exibições.

    Antes da abertura da parada, a prefeita, ao microfone, felicitou a cidade e renovou promessas.

    Publicidade
    Siltec
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Anglo

    “Ao parabenizar Tatuí pelos seus 192 anos, quero dizer, a cada tatuiano, que nosso maior esforço é o trabalho em melhorar a vida das pessoas que aqui vivem”, discursou Maria José.

    O desfile teve início com o Hino à Tatuí, seguido pela ala dos militares, com viaturas e agentes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rodoviária.

    Na sequência, bombeiros mirins caminharam à frente dos veículos do Corpo de Bombeiros, seguidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ostentando faixas dos projetos “Amigos do Samu” e “Samu Solidário”, antes das ambulâncias.

    Ainda pela ala dos militares, esteve a Banda Regimental da Guarda Civil Municipal, seguida pela marcha de toda a corporação, canil e viaturas. Nesse momento, foi realizada uma homenagem para o cão Thor.

    Thor é da raça labrador, que trabalha há quatro anos com a GCM e estava se aposentando. A prefeita entregou uma placa para agradecer os serviços prestados pelo animal. Thor ainda recebeu afagos dos agentes e aplausos do público.

    Em seguida, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) desfilou pela rua 11, representada por professores e voluntários, acompanhados por inúmeros assistidos, a pé e em caminhão. A associação apresentou alguns projetos que realiza no município e encerrou a passagem com a fanfarra.

    Após a instituição, crianças e funcionários do ensino infantil, da rede municipal de ensino e de escolas particulares, deram continuidade à marcha.

    A municipal exibiu faixas que pediam mais cuidados, cidadania, respeito, amizade, amor e paz para a cidade. As crianças vestiam camisas que declaravam amor a Tatuí.

    A creche “Joaquim da Silva Campos”, do bairro Valinho, levou à avenida o primeiro Cordão dos Bichos Mirim e abriu caminho para a Escola Ternura, que apresentou uma fanfarra repleta de pequenos alunos.

    Logo depois, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) apresentou os projetos sociais, com destaque para o Envelhecer com Qualidade de Vida e o Abrace Tatuí.

    Na sequência, o Lar São Vicente de Paulo levou os idosos para a principal rua do município. Ainda homenagearam a colaboradora voluntária Ana Aparecida Soares, pelos 50 anos de trabalho e dedicação ao Lar e aos assistidos.

    O Cosc (Conselho Social da Comunidade) abordou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 18 de maio.

    A entidade apresentou uma coreografia e exibiu faixas que pediam que a população denunciasse possíveis casos, com os dizeres: “Lembrar é combater”, “O silêncio precisa acabar” e “Disque Direitos Humanos, 100”.

    Depois, o Lar Donato Flores levou ao desfile todas as atividades que realiza, como oficinas de convivência e o projeto Jovem Aprendiz, que dá vida ao mercado de trabalho, por meio de grandes empresas.

    Na sequência, foi a vez do Cordão dos Bichos. O grupo folclórico levantou o público ao som de marchinhas. As personagens puxaram a plateia com a participação de componentes como a Bruxa, que assustou diversas crianças, e o Macaco, além dos bonecos gigantes, incluindo figuras de animais da fauna brasileira.

    As unidades escolares da rede municipal desfilaram com a temática unificada “Tatuí – Uma Cidade que Encanta!”, com foco na valorização do significado da palavra “encanta”, que “ao lançar seu olhar sobre a cidade faz-se apaixonar pela Capital da Música, pela Cidade Ternura e pela Terra dos Doces Caseiros.

    A comissão do desfile cívico buscou, por esse tema, permitir que o tatuiano “se orgulhasse de ações sociais, gestos, sentimentos, situações, pessoas, lugares fascinantes e incríveis e, assim, ampliasse a visão para os pontos que, às vezes, passam despercebidos ao olhar”.

    Muitas escolas exaltaram diversos pontos turísticos do município, como o Aeroclube, a Capela do Bemfica, Casarão dos Guedes e o Conservatório.

    Ainda, a Fábrica São Martinho, a Igreja Matriz e Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Mercado Municipal e o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, além de enaltecer a Feira do Doce.

    A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol” homenageou os compositores do Hino à Tatuí, Maria Ruth Luz e Paulo Cerqueira Luz, com alunos em pequenos grupos que representavam cada estrofe da composição.

    O Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva” exibiu diversos alunos atuando em esportes e teatro, inclusive, com demonstrações de rugby.

    Por sua vez, os alunos da Emef “Profa Teresinha Vieira de Camargo Barros” simularam “as serestas de Tatuí”. As crianças foram seguidas pelos seresteiros, que cantaram o hino municipal diante da prefeita Maria José.

    Além das três escolas, participaram do desfile a Emef “Prof. Alan Alves de Araújo”, Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, Emef “Eugênio Santos”, Emef “Prof. José Galvão Sobrinho”, Emef “Profª. Eunice Pereira de Camargo”, Emef “Profª. Magaly Azambuja de Toledo” e a Emef “Profª. Maria da Conceição Oliveira Marcondes”.

    Ainda estiveram presentes: Emef “Profª. Maria Helena Machado”, Emef “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”, Emef “João Florêncio”, Emef “Profª. Maria Eli da Silva Camargo”, Emef “Profª. Sarah de Campos Vieira dos Santos”, Emef “Prof. José Tomás Borges”, Emef “Paulinho Ribeiro” e Emef “Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”.

    Durante a marcha das escolas municipais, três planadores do Aeroclube ficaram sobrevoando a principal rua do município.

    Os clubes de serviços, escolas particulares e associações seguiram após as escolas municipais. O Departamento de Esportes da Prefeitura foi o primeiro a percorrer a rua 11 de Agosto.

    Dirigido pelo diretor municipal do setor, Douglas Dalmatti Alves Lima, o departamento mencionou o 62o Jogos Regionais, sediado pelo município, em conjunto com Cerquilho e Boituva, sendo representado por inúmeros atletas de todas as faixas etárias.

    Esportistas de atletismo, basquete, futebol, judô, karatê e voleibol compuseram o Departamento de Esportes, além de dezenas de meninas do balé, acompanhadas por pais e mães.

    O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, apresentou a todas as atividades que realiza no complexo. E a “Equipe Hunter Paintball Cenário Tatuí” exibiu seu arsenal de armas, com tiros para o alto.

    Na sequência, a Etec (Escola Técnica Estadual) “Sales Gomes” apresentou os docentes, alunos e a fanfarra, seguida pela Escola Estadual “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

    Eles abriram caminho para o Lions Clube, Rotary Clube de Tatuí, Rotary Clube Cidade Ternura e Interact Club de Tatuí. O Rotaty Clube aproveitou a oportunidade para promover a campanha de vacinação contra a poliomielite.

    O Centro Educacional Sesi (Serviço Social da Indústria) deu continuidade ao desfile, seguido pelo Grupo de Escoteiros Goyotin, 3o Grupo de Escoteiro Tupancy e o Projeto Arte Pela Vida.

    O Colégio Objetivo relembrou os locais de cunho turístico de Tatuí, antes de abrir espaço para a Fundação Educacional “Manoel Guedes” e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

    O Colégio Cenep (Colégio Estação – Núcleo Educacional Profissionalizante) fixou a fanfarra em frente à Praça da Matriz, enquanto professores e alunos passavam pelo local.

    Pouco depois, a Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) levou os estudantes e até um trator, por conta do curso de engenharia agronômica, para o desfile.

    O público ainda vibrou com a performance da Banmip (Banda Marcial Municipal de Iperó). A agremiação arrancou aplausos da plateia com as evoluções apresentadas pela comissão de balizas.

    Sob a regência do maestro Vanderson Benedito Mariano, o Cafu, os músicos executaram canções, como “Saudade da Minha Terra” e “passearam” entre os ritmos sertanejo e pop.

    O Clube de Campo demonstrou suas atividades, distribuiu bolas ao público e contou, até, com aparelhos e usuários de academia em cima de um caminhão.

    Logo depois, a Associação Atlética XI de Agosto presenteou o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, com uma medalha do clube.

    A Juventude Católica de Tatuí desfilou com integrantes de diversos grupos de jovens que compõem a Pastoral da Juventude. Eram membros dos grupos Amigos Pela Fé, Asas, Jesus e Maria, USC (Unidos Seguimos Cristo), entre outros.

    Na sequência, o NAF (Núcleo Afro Feminino) exibiu parte dos projetos de valorização da cultura negra desenvolvidos na cidade. Crianças, jovens e adultos são contemplados pelas iniciativas.

    A parada ainda contou a Academia Ronin Artes Marciais e a Associação Amigos do Bairro Americana. Os motoclubes Tatus do Asfalto e Malcarater’s desfilaram em duas rodas, enquanto o grupo Stilo Rua exibiu diversos carros rebaixados.

    O encerramento do desfile ocorreu com o Centro de Treinamento Fire Horse, Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Tatuí, Comitiva Pimenta e Amigos e demais cavaleiros.

    Após o final do evento, a prefeita elogiou o tema e a realização da parada. “O desfile foi muito lindo e maravilhoso, com o tema ‘Tatuí, uma Cidade que Encanta’. Realmente, hoje, Tatuí é uma cidade que encanta, pois ela está melhor cuidada, as praças, ruas e avenidas, hoje são bem cuidadas”, declarou Maria José.

    De acordo com o vice-prefeito, o desfile ocorreu conforme e no tempo planejado. “Foi um sucesso. O público se manteve inteiro até o fim, e só foram embora agora, que passou o último cavalo”, afirmou Luiz Paulo.

    Publicidade
    EleService institucional
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec