‘Desafio’ mobiliza mais de 40 mil pessoas

Resulta é parcial; total de participantes deve ser fechado nesta segunda-feira

1713
Neste ano, Tatuí disputou contra a cidade venezuelana de El Tigre (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Na quarta-feira, 30, o município reuniu mais de 40 mil pessoas para participar da 24ª edição do Dia do Desafio. O resultado é parcial, uma vez que os números oficiais devem ser divulgados na segunda-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

De acordo com informações divulgadas pelo Sesc, responsável pelo evento no Brasil, o Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Nessa data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e da América Latina reúnem-se para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.

A proposta é que cada pessoa execute qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, “fazendo dessa ação um hábito diário”. Esta edição teve 3.188 cidades inscritas, de 14 países, das quais 1.872 são municípios brasileiros. Tatuí disputou contra a cidade venezuelana de El Tigre.

A programação tatuiana teve início às 6h, com festival de corrida na pista de atletismo municipal. Às 9h, autoridades, estudantes, empresários e a comunidade em geral se reuniram para participar de uma caminhada de 15 minutos, com saída da avenida das Mangueiras em direção à Praça da Matriz, onde o evento continuou, oferecendo atividades físicas até as 21h.

Publicidade

Segundo o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, foram realizadas competições de judô, caratê, capoeira, basquete e vôlei, entre outras modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes.

Além da Praça da Matriz, as escolas dos bairros receberam trios elétricos, com aulas de zumba e outras danças. Já na praça Ayrton Senna, equipes realizaram partidas de futebol, futevôlei e tênis.

“Este ano nós descentralizamos as atividades. Antes, a mobilização acontecia somente na Praça da Matriz, nós trazíamos os alunos dos bairros para o centro e reuníamos todos em um evento. Desta vez, devido à situação do país e à falta de combustível, decidimos levar um trio elétrico para as escolas dos bairros e, também, reunir o pessoal na praça Ayrton Senna”, explicou Sinisgalli.

Os números oficiais da competição e o resultado do município ganhador ainda não tinham sido divulgados pelo Sesc até o fechamento desta edição (sexta, 17h).

Ainda segundo Sinisgalli, pode ser que o resultado final demore um pouco mais para sair. Devido à greve dos caminhoneiros e aos desdobramentos acarretados pela paralisação, alguns municípios cancelaram a disputa no Dia do Desafio.

Nesta semana, em nota oficial, o Sesc informou que as cidades que tiveram que cancelar a participação poderão realizar o Dia do Desafio nos dias 13, 20 ou 27 de junho. De qualquer forma, os municípios que participaram na quarta-feira têm até as 21h de segunda-feira para fechar o balanço geral.

Publicidade