DER prevê iní­cio da duplicação da Gladys Minhoto para janeiro 2016





AI Prefeitura de Boituva

Novo prazo foi divulgado pelo prefeito de Boituva; início poderá acontecer em janeiro do ano que vem

 

O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) atualizou, nesta semana, informações a respeito do início das obras de duplicação da rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129). A primeira projeção divulgada pelo órgão era de que os trabalhos fossem iniciados em maio do ano passado. Neste mês, o prazo foi postergado.

Conforme a assessoria de comunicação de Boituva, o DER relatou ao prefeito Edson Marcusso que a duplicação será iniciada a partir do ano que vem – a estimativa é janeiro. Marcusso foi informado da previsão pelo deputado Arnaldo Jardim (atual secretário estadual da Agricultura e Abastecimento).

Também de acordo com a assessoria boituvense, a aprovação e entrega do projeto técnico devem ser concluídas no próximo mês de agosto, com publicação do edital em outubro e assinatura da ordem de serviço em janeiro de 2016.

Em abril do ano passado, o DER comunicou a contratação da empresa que ficará responsável pela execução do projeto executivo de duplicação e melhorias na rodovia. As obras incluem os trechos entre Tatuí, Boituva e Porto Feliz e ficarão a cargo da Planservi Engenharia Ltda., vencedora de licitação.

Elas preveem diversas obras entre os quilômetros zero (Porto Feliz) e 29,8 (Tatuí), beneficiando os três municípios. De acordo com o DER, o valor do projeto é de R$ 149 milhões e a previsão inicial de conclusão indicava abril deste ano.

Além de interligar os municípios de Tatuí, Boituva e Porto Feliz, a SP-129 é uma das vias responsáveis pela integração destes municípios com a malha viária estadual.

Além da segunda pista, o projeto contempla ciclovia, dispositivos de acesso e um trevo no cruzamento da SP-129 com a estrada que interliga Boituva e Cerquilho.

Em 2014, o anúncio da duplicação foi repercutido pelo ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e por Marcusso. Na ocasião, Gonzaga informou que as obras eram fruto de reivindicação mútua junto ao governo do Estado.

Os dois apresentaram o pleito a Geraldo Alckmin em março de 2013, durante evento público com a presença dele na cidade de Boituva.

Em setembro do ano passado, Alckmin assinou três financiamentos com órgãos internacionais, no valor de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Os recursos serão aplicados na realização de obras em rodovias estaduais do DER e para a compra de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Para a região de Sorocaba, foram destinados R$ 742,8 milhões, sendo R$ 593,5 milhões provenientes do financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e R$ 149,3 milhões do Banco Mundial.

Tatuí, Boituva e Porto Feliz são três das cidades beneficiadas pelos financiamentos, com obras na rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129). As obras incluem construção de ciclovia, acostamento asfaltado e passarelas.

Na ocasião, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, citou que as melhorias se somarão à entrega da primeira etapa do anel viário. À época, declarou que essa obra – ligando a 129 à estrada vicinal Moisés Martins, que dá acesso ao distrito de Americana – estava prestes a ser concluída.

O governador também se manifestou por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. Em nota, Alckmin afirmou que o Estado viveu “um grande dia para a mobilidade”.

Os recursos são captados por meio de financiamentos entre o Estado e o Banco Mundial, BID e BEI (Banco Europeu de Desenvolvimento). A assinatura do contrato com o Banco Mundial prevê a liberação de US$ 300 milhões, aproximadamente R$ 710 milhões, provenientes do Banco Santander, com garantia MIGA.

Trata-se da primeira operação de financiamento privado internacional a um Estado brasileiro envolvendo seguradora do Banco Mundial, a MIGA.

O valor será destinado à realização de 12 obras rodoviárias, totalizando mais de 351 quilômetros de rodovias modernizadas e beneficiando 26 municípios.

Ao todo, mais de 351 quilômetros de rodovias serão modernizadas, beneficiando 26 municípios, conforme a meta do Programa de Transporte, Logística e Meio Ambiente.

O programa, que é uma parceria entre o governo do Estado e o Banco Mundial, prevê o investimento de U$ 729 milhões para recuperação de até 7.000 quilômetros de rodovias estaduais não concedidas. Os US$ 300 milhões provenientes do Banco Santander, com garantia da MIGA, serão acrescidos de U$ 129 milhões de contrapartida do Estado e serão liberados após a assinatura deste contrato.

Outros US$ 686,2 milhões – aproximadamente R$ 1,6 bilhão – serão obtidos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Desse valor, US$ 480,1 milhões vêm do BID e US$ 206,1 são de contrapartida do Estado.

O recurso é destinado à realização de 15 obras rodoviárias, totalizando mais de 757 quilômetros de rodovias modernizadas e beneficiando 41 municípios.

Os recursos do BID serão destinados ao DER, que contrata as empresas que executarão os serviços nas rodovias estaduais, beneficiadas no pacote de investimentos. Das obras, uma encontra-se com o projeto concluído e em fase de atualização.

As outras 14 obras têm seus projetos em fase de elaboração. A previsão inicial era de que todas as obras tivessem início em 2015, após a conclusão de seus projetos.

Com o Banco Europeu de Investimento, foi assinado financiamento no valor de € 200 milhões (R$ 616 milhões), montante que será destinado à compra de trens pela CPTM.

Representando aproximadamente R$ 150 milhões, a duplicação da Gladys Bernardes Minhoto (SP-129) será um dos maiores investimentos realizado pelo governo do Estado de São Paulo na região de Tatuí.