Dení­lson

655
Publicidade





Considerado o primeiro cabeça de área do futebol brasileiro, era na tática da época um volante que protegia e fazia a cobertura da linha de zagueiros, tática essa implantada pelo matreiro treinador Tim, o Elba da Pádua Lima isso em 1964 no Fluminense.

Denílson nasceu em Campos-RJ, começou a mostrar bom futebol no Madureira clube suburbano carioca, para melhorar a sua ajuda de custo preferiu ir para o Fluminense em 1962 tornando a revelação juvenil do campeonato, lançado no time principal em 1964 e logo ganhou o título estadual, feito repetido em 1969.

Esteve no mundial de 1966 na Inglaterra. Jogou depois a partir de 1974 no Rio Negro de Manaus e no Vitória. Tornou-se treinador em com várias passagens por clubes do pais, entre eles no próprio Vitória e na Portuguesa Carioca.

A foto mostra a seleção brasileira durante um amistoso em Stuttgart na então Alemanha Ocidental, no dia 16 de junho de 1968, Brasil perdeu por 2 x 1 e Tostão fez o único gol. Em pé: Carlos Alberto, Sadi, Cláudio, Joel, Denílson e Jurandir. Agachados: Paulo Borges, Gérson, Jairzinho, Tostão e Edu. Grandes momentos e grandes valores que fizeram a história do futebol.

Publicidade

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade