Demutt dispensará foguetório para a ‘Semana do Trânsito’





Mobilização de equipes de entidades ligadas ao trânsito que, em geral, se instalam na Praça da Matriz não deverão ocorrer em setembro. Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas, adiantou a O Progresso que o Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) “dispensará foguetório” para a realização das atividades da Semana Nacional do Trânsito.

Comemorada de 18 a 25 de setembro, a ação terá como tema “A Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a Mudança no Trânsito”.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) destacou, em nota enviada à imprensa, que o objetivo é conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

Em Tatuí, o departamento busca um novo formato para o evento. Quincas disse que as discussões para a realização da semana começaram na quinta-feira, 23. “Uma das coisas que nós vamos ter que investir mais pesado é na questão de educação”.

Para isso, Quincas – que é ex-diretor do Demutt e está auxiliando o interino, Adriano Henrique Moreira – vai propor parceria inédita. Ele antecipou que buscará, junto à Elektro e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), apoio para a distribuição de material educativo.

O ex-diretor também antecipou que quer incluir o jornal O Progresso nesse trabalho. “Ele (o periódico) chega a um grande número de pessoas, que são assinantes do impresso e do digital. Chega a muitas casas, assim como as contas de luz e de água. Então, queremos aproveitar esse canal para disseminar o conteúdo educativo e reforçar as orientações de segurança”, contou.

Quincas apontou que a ideia é, também durante a semana, realizar palestras em escolas da rede municipal. As orientações ficarão a cargo dos agentes de trânsito.

Para definir as ações, o Demutt deverá ouvir os membros do Conselho Municipal de Trânsito. O órgão está sendo reformulado neste ano, com a nomeação de membros.

O conselho é composto por representantes de entidades ligadas ao trânsito. Entre eles, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Membros de autoescolas não estão mais na lista de componentes.

Os membros devem reunir-se nos próximos dias para discutir quais ações serão realizadas em 2015. Na ocasião, deliberarão a respeito da formalização das parcerias e quais materiais poderão ser distribuídos à população.

Quincas afirmou que a meta principal é permitir que os pais reflitam sobre as atitudes no trânsito e, com isso, discutam comportamento junto com os filhos. Trabalho semelhante será realizado com alunos das escolas da rede municipal.

“Nós vamos abrir o leque de opções para, de forma bem intensiva, reduzirmos os acidentes em Tatuí, especialmente com relação a motos”, disse Quincas.

De acordo com ele, o Demutt também deverá promover algum tipo de ação nas empresas. A intenção é conscientizar os funcionários a adotarem medidas de segurança e a terem mais atenção com relação ao trânsito.

“Se não for 100%, pelo menos 90% dos trabalhadores das indústrias locais utilizam motos para se locomover. E isso é muito significativo”, argumentou.

O Demutt poderá realizar, ainda, atividade na Praça da Matriz, alusiva à Semana Nacional do Trânsito. “Talvez façamos algo, mas sem foguetório”, disse.

Conforme ele, ações com grande movimentação de pessoas, presença de estandes e som alto não surtem efeito prático. “No meu entendimento como educador, isso não leva a nada. Fazer um ‘auê’ não conscientiza ninguém”, concluiu.