Demutt continua com mudanças em vias





Amanda Mageste

Rua 11 de Agosto deverá receber alterações para evitar acidentes de trânsito

 

A ONG Observatório Nacional de Segurança Viária lançou o movimento “Maio Amarelo”, que visa promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de alertar sobre os altos índices de acidentes de trânsito com vítimas.

De acordo com o diretor do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas, o setor não participará do movimento, mas ele adiantou que algumas ações estão sendo tomadas para melhorar a segurança no trânsito.

De acordo com Quincas, o departamento está fazendo mudanças no trânsito desde junho de 2013. Segundo ele, a equipe do Corpo de Bombeiros relatou que, nas principais ruas onde foram efetuadas melhorias, o número de acidentes diminuiu “bastante” em comparação a antes das alterações.

“Vamos ter um parâmetro bom para medir a partir de agora, até dezembro, pois teremos dados exatos”, ressaltou o diretor.

Conforme Quincas, as mudanças no trânsito visam, mais que simplesmente a fluidez, “proporcionar segurança e mobilidade, não a rapidez”.

A equipe do Demutt deverá iniciar trabalho para diminuir o limite de velocidade em alguns pontos da cidade, porque, segundo Quincas, “a forma mais eficiente de aumentar a segurança é reduzir a velocidade dos veículos”.

“Por exemplo, na rua 11 de Agosto, 50 quilômetros por hora já é um absurdo, porque o fluxo de gente passando é muito grande. Então, terá de ser de 30 a, no máximo, 40. Não tem como ser 50 numa rua dessa”, observou o diretor.

De acordo com Quincas, haverá estudo para realizar algumas alterações na rua 11 de Agosto. “Vamos fazer um projeto grande para melhorar a segurança”. Conforme o diretor, o local é onde o índice de acidentes está mais alto, havendo necessidade de se diminuir as intersecções.

“São muitas entradas, naqueles canteiros abertos. Por isso, chamamos uma equipe de engenharia que fará um estudo com retornos para fechar a maioria, ou quase a totalidade das intersecções”, afirmou Quincas.

O diretor disse que um problema que precisará ser sanado é em relação à obrigatoriedade de parada em faixas de pedestres.

O departamento, o Rotary Clube e a Associação Comercial estão elaborando a campanha “Pé na Faixa”, para conscientizar pedestres e motoristas de que é necessário respeito e atenção.

Segundo Quincas, apesar de os pedestres terem prioridade, eles também “carregam o ônus da imprudência”. Ele ressaltou que o transeunte deve, ao chegar a uma faixa, parar, prestar atenção e só atravessar quando houver a certeza de que foi visto pelo condutor e de que será respeitado.

Os idealizadores da campanha pretendem oferecer adesivos para os motoristas que respeitam faixas de pedestres colarem nas traseiras dos carros. O objetivo é alertar que podem parar em locais indicados para dar passagem a pedestres.

“No adesivo, deverá estar escrito algo assim: ‘Eu respeito o pedestre na faixa’. Isso já ajudaria a diminuir acidentes, pois, se eu estou de carro atrás de quem tem esse adesivo, já fico atento. Se vamos passar em uma faixa, sei que o motorista da frente irá parar”, salientou.

Quincas ressaltou que a campanha também oferecerá cartilhas educativas a estudantes. “Vamos fazer de uma forma bem didática, coisa bem infantil mesmo, com termos que eles entendam”.

As cartilhas deverão ter ilustrações junto às explicações, para que os alunos consigam visualizar quais erros os pais não devem cometer quando estiverem dirigindo.

As frases deverão ser simples, como, por exemplo: “papai, respeite o pedestre na faixa”, ou “mamãe, respeite as vagas de idosos”.

Quincas disse que ainda não há definições do que será feito para evitar acidentes no trânsito, mas a campanha deverá ser lançada ainda neste mês.

Segundo o diretor, outro problema na cidade é o elevado número de motos. Para isso, porém, ele não vê solução imediata, pois “as ruas não comportam faixas exclusivas, como há em São Paulo, por exemplo”.

De acordo com Quincas, em cidades grandes, é mais fácil fazer faixas únicas para as motos transitarem ou pararem em cruzamentos. Em municípios menores, como Tatuí, seria mais complicado, por não haver espaço suficiente.

“Há em avenidas grandes, que não têm estacionamento de nenhum lado. Não é o nosso caso, não posso fazer isso na rua 11 de Agosto, que tem estacionamento, nem em outras ruas, porque são estreitas. Esse é um caso muito difícil para resolver”, afirmou o diretor.

Ele disse que, no momento, a única coisa “que pode e está fazendo” para auxiliar motociclistas é o aumento do número de “bolsões” – locais próprios para estacionamento de motos.

Quatro radares novos também deverão ser colocados na cidade, a fim de diminuir riscos de acidentes. “Já iniciamos o processo de implantação, vamos iniciar com quatro pontos de radares, três de controle de velocidade e um com avanço de semáforo”, afirmou. De acordo com o diretor, os locais em que serão implantados ainda não foram definidos.

Maio Amarelo

De acordo com o site oficial do movimento, o “Maio Amarelo” estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento do cidadão em relação ao trânsito.

O símbolo do movimento é um laço (semelhante ao de combate ao câncer de mama, próstata e vírus HIV) amarelo. Conforme informações contidas na página oficial, a escolha dessa simbologia foi proposital, “para que as pessoas tratem acidentes no trânsito como uma ‘epidemia’”.

De acordo com o site, os organizadores esperam que, com o movimento, “as pessoas comprometidas com o bem-estar social, educação e segurança levantem a bandeira e façam do mês de maio o início da mudança”.