Delegação tatuiana disputará 21º ‘Jogos do Idoso’ em Itapê





A delegação tatuiana a ser definida para participar da 21a edição do Jori (Jogos Regionais do Idoso) terá compromissos próximo de casa. Os atletas locais viajarão para Itapetininga para a disputa das modalidades. O nome da cidade vizinha foi confirmado neste mês, pelo Departamento de Comunicação de Itapetininga.

Conforme o setor, o evento deste ano acontecerá entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, durante reunião técnica com dirigentes municipais, no dia 30 de janeiro. O encontro aconteceu na cidade de Campinas.

A abertura oficial do evento, no dia 31, terá início às 13h. Ela acontece no Ginásio de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, com a presença da primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), Lu Alckmin.

O objetivo dos Jori é promover a integração do idoso na sociedade por meio de atividades físicas e desportivas. Por esta razão, a competição é voltada somente para pessoas com idade mínima de 60 anos, atendidas por projetos dos fundos sociais.

Nos jogos, serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Em nota, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga, Jefferson Farpella, declarou que a cidade sede conta com “ótima estrutura para a realização dos Jogos Regionais do Idoso”. Ele citou que o município dispõe de escolas municipais e estaduais, clubes de serviço, associações e entidades, os quais serão disponibilizados para desenvolver as atividades.

“Teremos a maior satisfação em receber atletas, dirigentes e comissão organizadora na realização deste que é considerado um dos maiores do estado, promovendo a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas”, destacou.

Em Tatuí, os preparativos começaram em janeiro. No início do mês passado, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude divulgou boletim no qual informou os procedimentos a serem adotados para que os atletas possam estar na competição.

Os jogos são voltados para idosos, que recebem apoio do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Em 2017, os atletas locais devem participar de 14 modalidades.

De acordo com a secretaria, os participantes devem ser cadastrados e realizar exame médico. Cada município poderá inscrever entre 80 a cem participantes. Todos recebem camisetas que são utilizadas para identificação da delegação. O uso é recomendado tanto no trajeto de ida, como durante o período de permanência dos atletas nos alojamentos e no retorno a Tatuí.

Também conforme regulamento antecipado pela secretaria municipal, os uniformes dos jogos das modalidades masculina e feminina devem conter, obrigatoriamente, o nome do município. Precisam, ainda, exibir o logotipo do Fundo Social.

Tatuí integra a 8a região e, em Avaré, terminou a competição na 3ª colocação dentre 36 cidades. A colocação é considerada uma das melhores do município.