Darrin C. Milling ministra masterclass





Érica Bicudo

Darrin Milling, trombonista norte-americano ministra aula técnica no Conservatório de Tatuí

 

O trombonista, artista e orientador Darrin Coleman Milling ministra aula técnica gratuita no Conservatório de Tatuí no próximo dia 28 – uma quinta-feira –, a partir das 14h30. A aula será oferecida no Salão Villa-Lobos, gratuitamente, a qualquer interessado. O endereço é a rua São Bento, 415, no centro.

Alunos da instituição serão privilegiados na seleção para apresentarem-se, mas a aula poderá ser acompanhada por qualquer interessado – que frequente ou não cursos no Conservatório de Tatuí.

A aula técnica tem apoio da Edwards Instrument Company e é uma iniciativa pessoal do trombonista. “Decidi contribuir gratuitamente com uma atividade educacional (masterclass) para o Conservatório de Tatuí”, iniciou Milling.

Ele também dará masterclass na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) “Tom Jobim” e AAPG (Associação de Amigos do Projeto Guri). O trombonista disse que resolveu ministrar as aulas para “honrar a dedicação e excelente trabalho dos grandes diretores e amigos da comunidade musical”.

Entre eles, Henrique Autran Dourado, Paulo Zuben e Alessandra Fernandes Alves de Costa. Destacou, ainda, a política de apoio do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura Estadual que “proveem projetos educacionais na área musical”.

O trombonista baixo norte-americano Darrin Milling é artista da Edwards Instrument Company, cofundador do Quinteto de Metais São Paulo, membro do Rodney Marsalis Philadelphia Big Brass, músico extra (credenciado) da The Philadelphia Orchestra e presidente do Low Brass Project.

Além disso, apresenta repertório para trombone baixo e piano no “Duo BelMill”, com a pianista búlgara Lubislava Beltcheva; e em outro conjunto, com a pianista brasileira Deborah Fernandes Nilson, chamado “Duo Das Américas”.

Antes de morar no Brasil, integrou a Pennsylvania Opera Theater Orchestra, Bridgeton Symphony, Haddonfield Symphony e o conjunto Chesapeake Brass Quintet. Também recebeu propostas para integrar a Virgínia Symphony e Charleston Symphony enquanto esteve na fase de estudos.

Como instrumentista convidado atuou com The Philadelphia Orchestra, Baltimore Symphony Orchestra, Orquesta Sinfônica Nacional del Ecuador, Orquesta Sinfônica del Tenerife (Ilhas Canárias), Chautauqua Symphony Orchestra e Naples Philharmonic.

Como solista, atuou com a De Paul Chamber Orchestra, Chester Community Concert Band, Luzerne Music Center Symphonic Wind Ensemble, no Luzerne Chamber Music Festival Series (Nova Iorque) e nos Classic Chamber Concerts de Naples em Florida (Estados Unidos).

É bacharel pelo The Curtis Institute of Music na Filadélfia e realizou estudos de pós-graduação no Esther Boyer College of Music na Universidade de Temple.

Em 1990, foi vencedor das provas para ser o único bolsista de trombone baixo no National Repertory Orchestra, National Orchestral Institute, Spoleto Festival e para Los Angeles Philharmonic Institute. Em 1994, integrou a Academia New World Symphony sob a direção do regente Sir Michael Tilson Thomas.

Como professor, atuou na faculdade de Wilkes-Barre e ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, New World School for the Arts, Peabody Conservatory, Eastman School of Music, Indiana University e New England Conservatory of Music.

No Brasil, deu aulas e se apresentou como solista no Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (Espírito Santo); no Festival de Música CIVEBRA (Brasília) e no Festival de Inverno de Campos do Jordão (sob gestão da Organização Social Santa Marcelina).

Em 2014, Darrin recebeu o prêmio “Mérito Cultural Carlos Gomes”, no grau de comendador da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino – Carlos Gomes.