Curta e longa prosseguem como atrações do ‘Ponto MIS’ em Tatuí­





Divulgação

‘Dona Cristina Perdeu a Memória’ apresenta relação criada entre um menino de 8 anos e vizinha de 80

 

Duas produções da Casa de Cinema de Porto Alegre seguem como atrações do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em Tatuí. Elas são exibidas gratuitamente em sessões que acontecem de terça-feira a domingo no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). As sessões acontecem em dois horários.

A partir das 9h, o público pode conferir o curta-metragem gaúcho, de 2002 e dirigido por Ana Luiza Azevedo. “Dona Cristina Perdeu a Memória” é resultado de produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, com roteiro escrito pela diretora, em parceria com Jorge Furtado e Rosângela Cortinhas.

O filme traz dois personagens: Antônio, um menino de oito anos, e Cristina, uma mulher de 80. A história é contada a partir de uma série de situações e imagens que se repetem. Ela começa com Antônio colocando pequenos objetos de plástico numa caminhonete de brinquedo, improvisada em uma bicicleta.

Depois, o menino tenta passar com ela por uma ponte, também montada por ele com pedaços de madeira. Elas não suportam o peso e o menino cai. Enquanto recolhe os objetos, no chão, Antônio se dá conta que há uma senhora de idade martelando tábuas do outro lado da cerca que divide uma propriedade.

A partir do encontro, a idosa começa a partilhar histórias e memórias. A relação entre os dois possibilita que Cristina expresse seus sentimentos através de histórias verdadeiras, inventadas e incoerentes, desabafando seu inconformismo com a limitação que a velhice lhe impõe. A perda de memória, em parte resultado do isolamento em que ela vive, é o vilão da narrativa.

Também dirigido por Ana Luiza Azevedo, o longa-metragem “Antes que o Mundo Acabe” tem sessões no museu às 14h. O filme é baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Carneiro da Cunha e conta a história de Daniel (Pedro Tergolina), um menino de 15 anos que vive “conflitos insolúveis”.

O adolescente se vê em meio a um triângulo amoroso com a namorada e o melhor amigo. Este último personagem, também, acaba envolvido em um roubo. Daniel acaba contribuindo para isso, tendo um agravante de que o pai biológico, com quem ele nunca teve a chance de conhecer, resolve fazer contato.

A rotina de Daniel muda com a carta do pai que ele até então não conhecia. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que a gente pensa.

Rodado no Rio Grande do Sul em 2006, o filme ganhou diversos prêmios, entre eles, de melhor direção de ficção, figurino, trilha sonora, direção de arte e fotografia pelo II Festival de Paulínia. O drama tem elenco formado por Blanca Menti, Eduardo Cardoso, Janaína Kremer, Mauro Grossi e Pedro Tergolina.

O “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações sobre os filmes e a programação são fornecidas pelo telefone 3251-4969.

Sobre o Ponto

O Ponto MIS é desenvolvido em parceria entre o MIS e as cidades do Estado de São Paulo. Por meio dele, o Museu da Imagem e do Som entra com a programação e o material de divulgação e as cidades com a infraestrutura – o espaço adequado para as exibições. Em Tatuí, o local escolhido para abrigar as sessões é o Paulo Setúbal, à praça Manoel Guedes, 98.

Mensalmente, o MIS envia um programa de filmes diferente para ser exibido. Na maior parte das vezes, ele é composto por um curta e um longa-metragem.

Os vídeos também são acompanhados de atividades complementares. Estas podem ser um bate-papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.

A meta do MIS é levar a programação para “mais centros” e democratizar o acesso ao cinema. Em Tatuí, ele está estabelecido desde abril de 2012, quando houve a abertura oficial do ponto com exibição de “5 Minutos” e “Os 12 Trabalhos”.