Cursos gratuitos são oferecidos este mês no Sindicato Rural





O Sindicato Rural Patronal de Tatuí, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está com inscrições abertas para cursos de formação profissional e promoção social. Os cursos são gratuitos e com certificação.

Em destaque, os programas de oleicultura orgânica (horta orgânica), produção de uvas e turismo rural, todos com inicio já em fevereiro.

O programa de oleicultura orgânica oferece capacitação na produção de olerícolas (hortaliças) em sistema orgânico, visando à obtenção de produtos mais saudáveis, competitivos no mercado e com menor agressão ao meio ambiente.

A produção agrícola orgânica no Brasil é regulamentada pelo “Pro Orgânico – Programa de Desenvolvimento da Agricultura”, que exclui o uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos, produtos reguladores de crescimento e quaisquer outros produtos químicos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

A proposta também busca melhorar a “saúde do solo”, que, mantido sem esses produtos sintéticos, é capaz de produzir alimentos de qualidade superior aos convencionais.

O curso será ministrado professor Paulo Ricardo Bassul, de Sorocaba, e é divido em nove módulos, que vão do preparo do solo à comercialização, passando pelas etapas de compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e beneficiamento e os custos de produção.

O único pré-requisito para ingressar no programa é ser maior de 16 anos. As inscrições estão abertas e a palestra inicial de formação de turma acontecerá na segunda-feira, 15, às 8h, na sede do sindicato.

Já o curso de produção de uvas, ministrado pelo professor Alcindo dos Santos Terra Junior, de Araçoiaba da Serra, é dividido em sete módulos e exige idade mínima de 18 anos.

Vale destacar que o consumo de vinhos, sucos, espumantes e outros produtos derivados registraram crescimento, com destaque ao vinho tinto, com avanço de 4,6%, chegando a 9,1 milhões de litros no ano passado, segundo o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

As etapas do programa são: escolha da área, produção de mudas, implantação do vinhedo, manejo e tratos culturais, pragas e doenças, colheita, pós-colheita, comercialização e, por fim, custos de produção. A palestra de abertura será na sexta-feira, 19, às 8h.

Também com inicio em fevereiro, o curso de turismo rural está com as inscrições abertas. O programa oferece “um amplo olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, com segurança e respeito às questões ambientais, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família”.

O programa, ministrado pela professora Fanny Paulina Kriechle Kunle, de Araçoiaba da Serra, está divido em dez módulos, que apresentam desde oportunidades de empreendimentos à consolidação do programa, passando pelas etapas de legislação e turismo rural, roteiro e inventário turístico, identidade e cultura, gestão de empreendimentos, atrativos turísticos no meio rural, pontos de venda de produtos, meios de hospedagem, meios de alimentação, atendendo e encantando o cliente e resgate gastronômico. A palestra inicial de formação de turma será na sexta-feira, 12 de fevereiro, às 8h.

Os cursos acontecerão das 8h às 17h, em dois ou quatro encontros mensais, de março a novembro. Todos contam com aulas teóricas e práticas, segundo a coordenadora de cursos, Mariane Waltrick Gutiama. Os dias das aulas serão agendados na palestra inicial de cada curso.

A agenda 2016 do Sindicato Rural Patronal de Tatuí oferece cursos de fevereiro a novembro em variadas áreas, como artesanato em bambu, operação e manutenção de tratores agrícolas, jardineiro, culinária regional, bovinocultura de leite, operação e manutenção de motosserra, doma racional, pedreiro, seleiro, motivação de equipes, operação e manutenção de roçadora lateral, artesanato em couro e outros. Todos com inscrições abertas.

A sede do Sindicato Rural Patronal de Tatuí fica na rua 11 de Agosto, 1.375. Para a inscrição, o candidato deve estar acompanhado da carteira de identidade (RG) e do CPF (Cadastro de Pessoa física). Informações pelo telefone 3251 4320, ou na sede do sindicato.