Curso da Fatec obtém nota de ‘excelência’ em exame do MEC

    Enade avalia qualidade do ensino das instituições de nível superior

    340
    Fatec Tatuí obtém nota quatro no exame, que avalia instituições em escala de um a cinco (foto: arquivo O Progresso)
    Publicidade
    Siltec

    O curso de tecnologia em gestão empresarial da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” obteve nota quatro no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

    Os resultados foram divulgados na sexta-feira, 4, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério de Educação), que aplica o exame. A nota é utilizada pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) para analisar a qualidade do ensino superior.

    O principal objetivo do Enade é verificar se os cursos de ensino superior oferecidos no país estão de acordo com os conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação.

    A avaliação pretende constatar, também, se o aluno adquiriu habilidades específicas para a profissão e é aplicada em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando terminam a graduação.

    Assim, segundo o MEC, é possível ter “referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais”.

    Publicidade
    Siltec

    De acordo com o diretor da faculdade local, Mauro Tomazela, o conceito obtido pela instituição faz com que a unidade de ensino dispense a renovação do reconhecimento do curso pelo MEC por um período de cinco anos.

    “Por causa desta nota, automaticamente, conseguimos o reconhecimento da qualidade do nosso curso. É um conceito de excelência e classifica a nossa instituição entre as melhores do país. Existe uma nota melhor do que esta, que é a 5, mas que poucas unidades conseguiram”, observou o diretor.

    A Fatec local pretende, ao realizar o curso de gestão empresarial, fazer com que o estudante entre no mercado de trabalho apto a programar planos de negócios nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

    Para o diretor, “a obtenção dessa nota aumenta a responsabilidade na qualidade do ensino”. Ele ainda destaca que “a unidade trabalha fortemente para manter um conteúdo programático que atenda às necessidades do curso de gestão empresarial”.

    Para Tomazela, o resultado conquistado “vem do empenho dos professores, coordenadores e direção, em estabelecer diretrizes para que a unidade tenha um perfil que atenda às necessidades de mercado e as exigências do MEC”.

    “Essa nota mostra que estamos no caminho certo. Temos uma respeitabilidade na comunidade, os alunos procuram nossos cursos porque a gente tem essa persistência na qualidade. Essa nota vem se somar a este esforço e dar um reconhecimento ao trabalho desenvolvido”, completou Tomazela.

    O relatório divulgado pelo Inep ainda mostra que Fatecs de todo estado tiveram bons resultados no exame, aplicado em 2018. Na edição, 8.821 cursos foram avaliados, de um total de 1.791 instituições de educação superior pública (227) e privada (1.564).

    Dos cursos avaliados nas Fatecs, oito alcançaram pontuação máxima: conceito “cinco”. Outros 29 obtiveram nota “quatro”, em uma escala de um a cinco.

    A análise dos dados do Inep mostra, ainda, que 64% das avaliações de cursos feitas nas universidades federais resultaram em notas quatro ou cinco. No caso das universidades estaduais, esse percentual é de 48%. Já nas faculdades avaliadas do Centro Paula Souza, a porcentagem de notas quatro ou cinco é de 71%.

    Vestibular 2020

    Estão abertas as inscrições para isenção e redução na taxa para o processo seletivo das Fatecs (Faculdade de Tecnologia) do estado para o primeiro semestre de 2020.

    O período de inscrição começa nesta quarta-feira, 9, e vai até às 15h do sábado, 11. A resposta à solicitação será divulgada no dia 25, somente pela internet.

    Os candidatos devem preencher o formulário específico, disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Em seguida, é necessário selecionar o link “envio de documentos”, que está na seção “documentos comprobatórios”, para encaminhar.

    As inscrições para o vestibular serão abertas na próxima terça-feira, 15, e seguem até às 15h do dia 11 de novembro. O processo seletivo vai preencher 360 vagas, distribuídas nos cinco cursos oferecidos pela unidade tatuiana.

    Os candidatos podem inscrever-se nos cursos de automação industrial (período da tarde e noite), gestão da tecnologia da informação (manhã e noite), gestão empresarial (tarde e noite), manutenção industrial (manhã e noite) e produção fonográfica (tarde).

    As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.vestibularfatec.com.br, ao custo de R$ 70. O exame ocorre no segundo domingo de dezembro, dia 8. Todos os cursos de graduação tecnológica da Fatec são gratuitos. A unidade de Tatuí está localizada na rodovia Mário Batista Mori, 971, no Jardim Aeroporto.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome