Cultura recebe inscrições í  fase municipal do ‘mapa’ até dia 18

212
Publicidade





Identificar, valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista são os objetivos do “Mapa Cultural Paulista”, programa desenvolvido pelo governo que está com inscrições abertas para a fase municipal. Os interessados em participar do evento devem procurar o Centro Cultural Municipal até a próxima sexta-feira, 15. O endereço é a praça Martinho Guedes, 12, no centro.

Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado, o programa é aberto a todos os municípios paulistas. Eles são representados por grupos e obras artísticas em seis expressões. Os trabalhos podem concorrer nas modalidades artes visuais, canto coral, dança, literatura, música instrumental, teatro e vídeo.

As inscrições são gratuitas e recebidas em Tatuí no horário das 9h às 17h. No ato da inscrição, os proponentes devem preencher ficha com dados pessoais e com descritivo do projeto. Os trabalhos inscritos na fase municipal passarão por uma comissão julgadora em dias e horários a serem definidos.

O regulamento e os modelos das fichas de inscrições para as diferentes expressões podem ser retiradas no local, ou por meio da internet. Eles estão disponíveis em http://mapaculturalpaulista.org.br/mcp/wp-content/uploads/2015/03/editaln-mcp-2015-16.pdf e www.abacai.org.br/cultura-interno.php?id=90.

Publicidade

Na fase municipal, as cidades selecionarão – por meio de comissão – os participantes de cada expressão cultural, conforme o regulamento específico. A dinâmica será realizada em 15 regiões administrativas do Estado, pelas quais as produções artísticas de cada expressão ficam distribuídas.

Em literatura, a seleção será feita para conto, poesia e crônica, e em artes visuais concorrem trabalhos de vídeo, artes plásticas, fotografia e desenho de humor. Os artistas selecionados irão para a fase regional, na qual serão escolhidos os representantes de cada região, que automaticamente participarão de mostra estadual, em São Paulo, e de “circulação” pelo Estado.

Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, o Mapa Cultural Paulista contempla quatro fases. A municipal e a regional acontecem em 2015 e a estadual e a de circulação ao longo do ano que vem.

Os municípios que terão artistas concorrentes realizarão a seleção de seus representantes até o dia 10 de junho.

Em nota divulgada à imprensa, o diretor do departamento responsável pelas inscrições e seleções, Jorge Rizek, afirmou que a meta é dar visibilidade aos artistas locais para demonstrarem o trabalho que realizam nas etapas regional e estadual.

“Essa é uma oportunidade única para os artistas, já que o Mapa Cultural é considerado o maior e mais importante programa de políticas culturais. É uma vitrine que revela novos talentos”, completou.

Poderá participar do mapa qualquer cidadão, bem como grupos, desde que com residência comprovada há mais de dois anos. As propostas artísticas selecionadas de cada linguagem receberão “prêmio estímulo”, no valor de R$ 2.000.

De acordo com edital, a idade mínima para a participação é 14 anos completos até a data de realização da fase regional. Nessa etapa, todos os selecionados participarão de novas seletivas nas 13 regiões de mapeamento.

Ela abrange Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba (onde Tatuí está inserida) e Vale do Ribeira.

Na fase estadual, todos os selecionados participarão de eventos específicos para cada expressão (apresentações, exposições, exibições) em São Paulo. Isso objetiva ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa.

A partir desta fase será produzido o material de registro desta edição, composto por: antologia, catálogo, CD e DVD. A mostra estadual também está programada para acontecer em São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2016.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3259-3993.


Publicidade