Cultura define a programação do Carnaval

“Tatuí Folia - Samba e Alegria” segue até o dia 25 de fevereiro com diversas atrações

701
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, divulgou nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a programação oficial do Carnaval 2020, que tem como tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.

O primeiro evento já seria realizado na sexta-feira, às 19h, com a abertura da exposição “Eu Sou do Samba… Eu Sou o Carnaval”, no Centro Cultural. A mostra é uma homenagem ao carnavalesco Pedro Paulo Silva, conhecido como Paulo Vagalume.

O Centro Cultural passa a ter um espaço exclusivo com fotos do homenageado e, na abertura, teria a presença de integrantes do Cordão dos Bichos e dos blocos carnavalescos Império do Samba e bateria do Clube de Campo.

A mostra tem visitação aberta até 25 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h.

Além da exposição, estão previstos ensaios abertos na Praça da Matriz e eventos como o pré-Carnaval do CEU das Artes e do distrito de Americana e atividades educacionais no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Publicidade

Já neste sábado, 1º, a Praça na Matriz recebe a abertura do projeto “Esquenta de Carnaval 2020” – evento que acontecerá em todos os sábados de fevereiro, sempre às 11h, com atrações diversas.

O “Esquenta de Carnaval” é um projeto que faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”. Conforme a secretaria municipal, o evento tem o intuito de antecipar as festividades carnavalescas e apresentar ao público o que os blocos estão produzindo para o Carnaval.

A abertura, no sábado, será realizada pela Banda do Lagartixa, com percussão, sax, guitarra, vocal e coordenação de Sérgio de Oliveira, o Lagartixa. A banda apresentará repertório “completo, para agradar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.

Em seguida, ainda no sábado, há apresentação da bateria da Império do Samba. O bloco é formado por foliões de diversas comunidades tatuianas e, atualmente, tem como presidente Regina Alves, vice-presidente, Roberta Silva, e na diretoria, Carlos Eduardo e Clayton Cardoso.

O grupo foi formado em 2011 com o intuito de “resgatar o bloco de rua e promover eventos em geral”. Começou as atividades com o nome “TATUQ”, contudo, com o aumento do número de componentes no segundo ano, passou a chamar-se “Império de Vila Esperança” e, posteriormente, foi batizado como “Império do Samba”.

A animação do segundo sábado do mês (dia 8) fica por conta do bloco do Clube de Campo. Já no dia 15, os integrantes da Banda do Bonde encerram o projeto “Esquenta Carnaval” com repertório variado.

Na terça-feira, 11, o Museu “Paulo Setúbal” promove a abertura do projeto educativo de Carnaval, com a “Exposição e Atividade Carnavalesca”. As atividades do programa acontecem até o dia 25, das 9h às 17h.

Ainda como parte da programação, acontecerá no sábado, 15, das 15h às 19h, pelo terceiro ano consecutivo, o pré-Carnaval do distrito de Americana. O vento deve contar com a presença do Cordão dos Bichos, além dos blocos Unidos de Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e trio elétrico.

De acordo com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal da pasta, a tradição do pré-Carnaval do bairro – considerado um dos maiores eventos da cidade – foi resgatada, em 2018, a pedido da Associação dos Amigos do Americana e da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

“No primeiro ano da gestão, fizemos um Carnaval alternativo, apenas com os blocos, e, em 2018, decidimos voltar com o ‘esquenta’ lá do distrito. Eles queriam muito fazer uma festa como já existia lá, e nós trouxemos de volta este que é o maior pré-Carnaval da cidade”, comentou Sinisgalli.

O secretário conta que, com o retorno do evento no distrito, os moradores iniciaram, em parceria com a prefeitura, uma oficina de percussão e resgataram a bateria Unidos do Americana.

A programação continua na quinta-feira, 20, das 19h às 22h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes. A festa, nomeada “Folia do CEU”, terá participação do Cordão dos Bichos, da ala show do Império do Samba e DJs convidados.

Conforme Sinisgalli, a festa oficial contará com quatro dias de folia e atividades na Praça da Matriz. Nos dias 22, 23 e 25, a partir das 20h, ocorrerão bailes carnavalescos com abertura do Cordão dos Bichos e atrações musicais com bandas e DJs.

No sábado, 22, será realizado o “Baile de Carnaval”, com abertura do DJ Du Avallone, Cordão dos Bichos e show com André Pupe e banda. No domingo, 22, além do DJ, haverá encontro de blocos com Cordão dos Bichos, Banda do Bonde, Império do Samba e Unidos do Clube de Campo. A concentração será em frente à escola “Eugênio Santos”, seguida de desfile na rua 11 de Agosto.

Na terça-feira, 25, acontece nova apresentação do DJ Du Avallone e o segundo encontro de blocos. O encerramento da folia oficial terá show da cantora Suellen Santos na Praça da Matriz.

Já nos dias 23 e 25 de fevereiro, o espaço público terá duas matinês no período da tarde, com pintura facial, animadores fantasiados, Cordão dos Bichos Mirim e DJ. À noite, o local será palco de encontros dos blocos de rua formados por associações e clubes de serviços.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome