Cruzeiro de 1974





O clube mineiro estava em processo de renovação. Raul Plasmann, goleiro histórico, estava no Flamengo. Tostão, com sérios problemas oculares, encerrava a carreira. Mas Natal, Evaldo, Hilton Oliveira e outros que fizeram parte do timaço – que ganhou títulos anos anteriores – já não estavam no clube.

Dirceu Lopes e Procópio ainda eram titulares e novos craques estavam surgindo, como Palhinha e Eduardo. Na época, o Cruzeiro era tricampeão mineiro e ganharia ainda em 1975.

Em 1974, teve a grande chance de se tornar campeão brasileiro. Todavia, na final contra o Vasco, no Maracanã, perdeu por 2 a 1, numa final até hoje contestada pelos cruzeirenses.

Interessante que nesta equipe da foto de 1974, aparecem alguns que jogaram ou jogariam no Corinthians, como: Vanderlei, Eduardo, Palhinha, Lima e Candido.

Em pé, estão: Zé Carlos, Nelinho, Procópio, Vitor, Perfumo e Vanderlei. Agachados: Eduardo, Palhinha, Candido, Dirceu Lopes e Lima. Grandes recordações.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade