Criação de ‘complexo educacional’ é maior meta anunciada para 2020

Prefeitura adquiriu área de 7.873 m² para novo espaço, no Nova Tatuí

458
Serviço de bolsocreto, após as obras de drenagem, incluindo galerias e bocas de lobo na duplicação e revitalização da marginal do ribeirão do Manduca (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Siltec
Da reportagem

Uma das metas da administração para este ano é a entrega de um “complexo educacional”. O anúncio foi feito pela prefeita Maria José Vieira de Camargo a O Progresso.

De acordo com ela, a prefeitura já adquiriu uma área 6.873 metros quadrados, com 1.646 metros quadrados de área construída, para a implantação do novo empreendimento, na avenida Virgílio de Montezzo Filho, no bairro Nova Tatuí. A intenção é inaugurar a obra ainda no primeiro semestre.

“Já temos metas importantes para este ano, e o grande salto será na área de educação. Ainda estamos no começo da formatação do projeto, mas, a partir de março, devemos começar a trabalhar no prédio – já existente no local – para fazer algumas adaptações”, antecipou.

A proposta inicial, conforme a prefeita, é atender 800 crianças no contraturno do período escolar. O espaço será adaptado para oferecer oficinas de informática, esportes, recreação, natação, balé, artes marciais, leitura, letramento, meio ambiente e música.

As inscrições e a formatação do atendimento do complexo serão realizadas pela Secretaria de Educação. “Será um ganho muito grande para a Educação de Tatuí. Lá, tem piscina ao lado, ginásio de esportes, é um espaço maravilhoso, onde os alunos mais carentes vão ter a oportunidade de ter todas essas oficinas”, observou Maria José.

Publicidade
Siltec

Segundo ela, muitos investimentos serão realizados neste ano na pasta. Um deles é a entrega da creche do bairro Santa Cruz, prevista para o primeiro trimestre. O investimento é de R$ 1.231.435,21. A construção tem 890 metros quadrados, devendo gerar outras 120 vagas.

Na sequência, a previsão é de conclusão da creche do Residencial Astória, que também funcionará como pré-escola e escola municipal, para atender as crianças do bairro e adjacências, em investimento de R$ 2,1 milhões.

A obra substituirá o prédio chamado “Escola de Lata” por um de alvenaria. Com a nova unidade, a secretaria poderá começar a atender desde a creche até o aluno do quinto ano do ensino fundamental.

Conforme a prefeita, também para 2020, há previsão de conclusão de uma pré-escola para atender mais de 350 alunos, de zero a cinco anos, no loteamento Residencial Vida Nova Tatuí, o bairro Pacaembu. A unidade escolar começou a ser construída em fevereiro de 2019 e contará com 1.462 metros quadrados.

Ainda falando sobre as metas deste ano, Maria José apontou que outro grande acontecimento será a entrega da UPA (unidade de pronto atendimento), que ficou paralisada por quatro anos no governo anterior (reportagem nesta edição).

“Agora em 2020, na área de saúde, nossa atenção especial vai ser voltada para a entrega da UPA. Trabalhamos intensamente em 2019 para poder finalizar a parte interna, e devemos entregar o novo hospital agora em 2020”, garantiu Maria José.

Outro investimento citado pela prefeita, dentro da área de saúde, é a implantação do CIR (Centro Integrado de Reabilitação), a ser inaugurado na unidade básica de saúde da área central (antigo Postão).

A prefeita salientou que o projeto está em andamento com o objetivo de unificar a equipe multidisciplinar de atendimento no CIR para prestar serviço voltado às pessoas com deficiência.

“Já iniciamos o projeto e vamos licitar a reforma para revitalizar o espaço do antigo Postão e para oferecer um atendimento integrado às pessoas com deficiência, facilitando o acesso aos serviços e dando mais conforto aos usuários”, afirmou.

Os recursos para a reforma são oriundos do Ministério Público, assim como a Ceat (Clínica Escola para Autistas de Tatuí), que deverá atender a pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) e outras síndromes.

“Pela primeira vez, estamos recebendo este investimento do MP em Tatuí. Fomos atrás, levamos muitos projetos, pedimos apoio, e eles estão sendo muito sensíveis às necessidades da nossa população”, ressaltou.

Para a área de saúde, a prefeita ainda afirmou que estuda novas formas de licitação para atendimento médico de especializadas com grande demanda.

“Existem maneiras de a prefeitura contratar médicos pelo valor do SUS em consultório particular, e nós estamos avaliando as possibilidades para reduzir as filas de espera por atendimento”, revelou.

A administração também planeja entregar neste ano o novo centro administrativo que abrigará a prefeitura. Maria José contou que a obra está em andamento e sendo viabilizada por meio de financiamento junto à CEF (Caixa Econômica Federal). O projeto prevê a construção de um prédio de até 3.000 metros em área própria (antigo Mangueirão).

“O prédio antigo – onde estava funcionando a Secretaria de Obras – já foi derrubado. Agora, a obra está na fase de limpeza do terreno. Estamos providenciando a retirada de entulhos para fazer os taludes e iniciar a construção do novo paço”, explicou a prefeita.

Ainda segundo Maria José, outras metas deste ano envolvem entrega de obras como a construção do CIE (Centro Integrado de Esportes) no Jardim Lucila, a reforma do ginásio e do campo do Jardim Santa Rita de Cássia, duplicação da avenida Teófilo Andrade Gama, conclusão do programa Asfalto Novo e duplicação do terceiro trecho da Marginal do Manduca.

“Por ser um ano eleitoral, temos um prazo em que será permitido realizar as inaugurações. Mas, não vamos parar de trabalhar. Queremos entregar tudo até dezembro de 2020 e concluir 100% do nosso plano de governo dos quatro anos”, concluiu a prefeita.

Publicidade
Siltec

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome