Cresce número de crianças em creches locais





Enquanto projeta a construção de cinco novas creches em 2014, a Prefeitura contabiliza os avanços do setor no ano passado.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo divulgou, nesta segunda-feira, 10, balanço das vagas disponibilizadas em 2013, a partir da construção de três novas unidades, inauguradas na vila Doutor Laurindo, Jardim Planalto e São Conrado, além de um novo sistema computadorizado para identificação de vagas “a partir de demandas e prioridades”.

Só no ano passado, 1.185 novos alunos foram inseridos na rede, que agora conta com 22 creches. O número atual de atendidos, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, “chega ao seu recorde histórico, com 2.597 crianças”. Somente em janeiro de 2014, 228 vagas foram preenchidas.

Existem, porém, “outros desafios a vencer”, aponta a assessoria. A implantação do sistema informatizado mostrou que o déficit de vagas era maior do que a projeção inicial, estimada em 500 postos.

O cruzamento de dados e as informações obtidas com o recadastramento, associados a novo pico de procura, demonstraram que a falta de vagas chegou a 1.500 crianças. Número que já foi reduzido a 680, o equivalente a 55%.

Segundo a secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, a alta taxa de natalidade ainda é um desafio a ser enfrentado, já que aproximadamente 140 crianças nascem a cada mês só na maternidade local.

“Com a construção das cinco novas unidades, teremos a capacidade de oferecer mais de 600 novas vagas, superando o déficit. Mas, ao mesmo tempo, temos de estruturar novas obras para que possamos, ao longo dos anos, dar encaminhamento aos novos pedidos, equacionando definitivamente este problema”, citou Ângela.

“É esse trabalho de planejamento, a longo prazo, que a secretaria estará empenhada este ano, para que o déficit não cresça e para que estejamos trabalhando sempre à frente, para antecipar possíveis problemas”, acrescentou.

Outra novidade é o funcionamento de algumas creches até às 19h, “cumprindo um dos compromissos de campanha do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu”, ressalta a assessoria. Das 22 unidades, três já adotam horário estendido de atendimento.

As crianças que ficam em período integral recebem quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas. As atividades pedagógicas estão divididas de acordo com a idade de cada aluno: berçário (de quatro meses a dois anos), maternal 1 (de dois a três anos) e maternal 2 (de três a quatro anos).

Além de participar de brincadeiras educativas ao ar livre e na sala de brinquedos, as crianças, diariamente, têm horários reservados nas salas de TV, onde assistem desenhos e programas infantis.

Os alunos dos maternais também têm atividades como pintura com tinta guache e colagem. “Nossas creches têm instalações e qualidade de ensino, muitas vezes, superiores às escolinhas infantis particulares. Justamente por isso, há intensa procura”, afirmou o prefeito.

“Mas, estamos engajados e comprometidos em solucionar definitivamente este problema ao longo de nosso mandato. O resultado desse primeiro ano foi muito expressivo, e os novos investimentos projetam mais avanços”, finalizou.