Credenciamento de produtores de arte segue aberto até abril de 2020

Ação do Sesi-SP visa narração de histórias literárias, oficinas e workshops

321
Formulário de inscrição é preenchido exclusivamente pela internet (imagem: reprodução)
Publicidade
Da redação

O Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo inscreve, até o dia 12 de abril de 2020, produtores de arte interessados em desenvolver atividades. O processo visa à contratação de profissionais para atividades como narração de histórias literárias, oficinas e workshops. As inscrições são norteadas por edital.

As candidaturas começaram a ser recebidas no dia 13 de abril deste ano. Elas são realizadas exclusivamente pela internet, pelo Sistema de Captação de Projetos Culturais.

A plataforma on-line de inscrições pode ser acessada no endereço: http://captacaoprojetosculturais.sesisp.org.br.

Os credenciados serão convocados de acordo com a curadoria de programação dos eventos previstos no calendário do exercício da data de inscrições.

Desta forma, o Sesi destaca que será possível a contratação de narradores de histórias literárias e profissionais com experiência em oficinas e workshops de “forma democrática”.

Publicidade

Ainda conforme o Sesi, o processo atende, assim, “aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade”.

Na vertente narração de histórias literárias, serão selecionadas propostas que busquem promover a interação dos contadores com o público. As sessões lúdicas devem despertar o interesse pela literatura e estimular a imaginação, por meio de narrativas de histórias, voltadas para o público infantil e juvenil.

Conforme o edital, a narração de histórias literárias poderá abranger o universo da cultura em todas as suas vertentes: mitos, contos, lendas, festas populares, folguedos, contos de fadas, entre outros (nacional e internacional). Além disto, as propostas devem ter carga horária de 60 minutos.

Nas oficinas e workshops, os produtores devem prever atividades que possibilitem a aproximação do público ao universo literário, por meio de debates e reflexões, oficinas de criação, atividades relacionadas a HQs, discussões sobre temas da atualidade relacionados ao livro e à literatura. Podem contemplar pessoas de todas as idades e ter carga horária máxima de 120 minutos.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural Fiesp, localizado na avenida Paulista, 1.313, andar térreo superior, na cidade de São Paulo. Elas também serão promovidas nas Estações Sesi de Cultura de três localidades: as das cidades de Atibaia, Cosmópolis e Santa Rita do Passa Quatro.

Podem participar do credenciamento pessoas físicas, jurídicas e MEI (microempreendedor individual) que comprovarem estar habilitadas a prestar os serviços.

Contudo, o Sesi destaca que não serão admitidas empresas que possuam em seu quadro societário dirigente ou empregado do Sesi-SP; as suspensas temporariamente do direito de licitar ou contratar com o Sesi-SP ou Senai-SP; as relacionadas no banco de informações da Controladoria Geral da União como inidôneo; e as que estejam sob falência, concursos de credores, insolvência, em processo de dissolução ou liquidação.

Não serão admitidas, ainda, pessoas físicas que sejam funcionários, bolsistas e estagiários do Sesi-SP, Senai-SP, Fiesp, Ciesp e IRS vinculados às entidades; além de estrangeiros sem representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente.

O Sesi-SP é reconhecido pela abrangência e por garantir acesso cultural à população, com a oferta de programação gratuita. Para atender às mais variadas linguagens, valorizando a diversidade de gêneros artísticos, a área de cultura da instituição utiliza o mecanismo de seleção com a abertura pública de editais.

Mais informações sobre o processo são fornecidas pelo e-mail: editaisliteratura@sesisp.org.br.

Publicidade