Creche e pré-escola do Santa Luzia recebem revitalização via programa





“Construir novas creches e escolas é muito importante. São novas vagas que passam a atender mais crianças. Mas, tão importante quanto construir é preservar o patrimônio público. Ainda mais quando esse patrimônio recebe diariamente as crianças que serão o futuro da cidade”.

Divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a fala do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, diz respeito ao programa “Escola Bonita”. Trata-se de uma iniciativa criada em 2013 e que visa à recuperação das unidades escolares.

Em três anos e meio, o Executivo revitalizou 24 prédios. O mais recente deles, que abriga a Creche Municipal “Amadeu Fragnani” e a Pré-Escola “Maria Inês Menezes de Abreu”, na vila Santa Luzia, foi entregue no dia 28 de junho.

Para reforma da unidade, a Prefeitura realizou “uma verdadeira força-tarefa”. As melhorias incluem troca de pisos, azulejos, substituição de todas as portas, revitalização dos banheiros, berçários e cozinha, pintura e aplicação de novas placas de identificação, melhorias na parte hidráulica e elétrica, além da troca de filtros de água.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, disse por meio da assessoria que a melhoria era um desejo muito aguardado pelos pais dos estudantes.

“A unidade existe há quase 30 anos e, desde então, permanecia do mesmo jeito, sequer sem uma mão de tinta. A partir de agora, os alunos e os funcionários terão uma escola com mais conforto, higiene e visual mais bonito”, declarou.

A unidade atende 140 crianças, de 0 a 5 anos de idade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A estrutura conta com seis salas de aula, berçários, sala de jogos, sala de história, sala de tevê, lactário, fraldário, brinquedoteca, sala de música, sanitários (inclusive com acessibilidade), solário, recepção, secretaria e sala administrativa, além de amplo espaço ao ar livre, com horta e playground.

De acordo com a diretora, Juceline Araujo Esperandio, a parceria com os pais foi fundamental para a realização deste sonho. “Temos um excelente relacionamento com os familiares. Inclusive, alguns foram voluntários e ajudaram na construção de duas casas de alvenaria, para as crianças brincarem. Essa participação é importante para que possamos criar laços e zelar juntos desse patrimônio que pertence a todos nós”, salientou a educadora.

Mais duas unidades serão revitalizadas durante o recesso escolar por meio do programa municipal instituído na atual gestão. São elas: a creche “Maria Zeneide de Almeida Mello”, no Jardim Santa Rita de Cássia, e o Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, na vila Primavera. Esta última, além da reforma, ganhará espaço para ampliação de vagas.