Corporação da cidade de Pereiras é atração no ‘Música na Praça’

493
Corporação Musical "Lira Santa Cecília", da cidade de Pereiras (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Após pausa durante a Feira do Doce, o Projeto Música na Praça está de volta neste sábado, 13, a partir das 11h, na Praça da Matriz. O evento, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com o apoio cultural do Conservatório, da Abaçaí Cultura e Arte, da Padaria Onze e da Coop (Cooperativa de Consumo), conta com a apresentação da Corporação Musical “Lira Santa Cecília”, da cidade de Pereiras.

Os primeiros registros de atividades da corporação são de 1896, na época intitulada Corporação Musical Lyra Pereirense. Por indicação do padre Ângelo Tersi, pároco de Pereiras à época, a corporação passou a chamar-se Corporação Musical “Lira Santa Cecília” de Pereiras, em homenagem à padroeira da música.

Entre os antigos maestros que passaram pela corporação, estão: Sabatino Pastore (grande responsável pela formação de inúmeros músicos em Pereiras e região), Raphael Carlos Paschoal; Gastão Pereira e Maria Cristina de Jesus da Silva Ghirardi (primeira maestrina na história da corporação, falecida em setembro de 2013).

Atualmente, a corporação tem como maestro Juliano Gomes da Silva. Seguindo a linha do mestre Pastore, os músicos mantêm um projeto pedagógico através da Escola de Música “Nicanor Molitor”, em homenagem ao músico.

Com o objetivo de renovar e manter a corporação, a escola conta com o professor Gomes da Silva na área de metais e Mateus Oliveira na de madeiras.

Publicidade

A corporação também possui um CD, intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores pereirenses, evidenciando a valorização da cultura musical por parte do município.

Publicidade