Coreto Paulista: abertas inscrições í s ‘composições para bandas’





O Coreto Paulista está com inscrições abertas para a terceira edição da Semana de Composição para Bandas. Trata-se de uma das cinco ações realizadas pelo programa neste ano. As inscrições são gratuitas e voltadas a compositores, regentes e músicos de bandas sinfônicas.

A III Semana de Composição para Bandas será realizada de 12 a 17 de maio, no Conservatório de Tatuí. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril (para ativos) e 7 de maio (para ouvintes).

Organizada com objetivos de divulgar e estimular a criação de repertório atual para banda sinfônica, o evento pretende reunir novos jovens compositores e compositores renomados de banda sinfônica. Além disso, podem participar regentes, músicos e interessados de todo território nacional.

Para quem deseja participar apenas como ouvinte, são oferecidos masterclasses de composição e orquestração para banda, encontros com compositores, ensaios abertos, palestras, recitais e concertos. Neste caso, interessados devem efetuar inscrição on-line, exclusivamente pelo site www.coretopaulista.com.br (basta clicar na ação Semana de Composição para Bandas).

Já os compositores que pretendem ter leitura pública e apresentação da obra devem efetuar a inscrição no mesmo site, porém precisam anexar uma cópia da partitura em formato PDF. Também é possível efetuar a inscrição pessoalmente ou enviar as partituras via Correios.

Os compositores que tiverem a obra classificada para a fase final deverão entregar uma cópia em CD, no formato PDF de todas as partes de cada instrumento integrante da formação utilizada, devidamente editorada em computador.

As atividades do evento serão coordenadas pelo maestro Dario Sotelo (regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí), com participação dos compositores Nigel Clark (Inglaterra/Bélgica), Michael Rose (EUA) e Alexandre Travassos (Brasil).

Entre os concertos confirmados para a Semana da Composição para Banda, está o do dia 14 de maio, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Na data, no teatro “Procópio Ferreira”, serão apresentadas obras de Alexandre Travassos (“Captura do Saci” e “16 Variações Sobre o Tema La Folia de Spagna” para Quinteto de Sopros), além de “Cantus Laetus”, de David Gillingham, e “Storm Surge – Retrato Elemental para Banda de Concerto”, de Nigel Clarke.

Também estão confirmadas apresentações de outras obras de David Gillingham, Michael Alec Rose – com destaque para “Três Visões sobre as Clareiras de Cedro”, em primeira audição latino-americana – e Nigel Clarke, destacando “Earthrise”, concerto para banda sobre a foto da Terra tirada por William Anders, na nave Apollo 8.

Mais Coreto Paulista

Outras quatro ações do programa estão confirmadas, sendo que duas já com inscrições abertas. No mês de junho, entre os dias 23 e 26, será realizado o II Seminário de Regência.

Em agosto, de 3 a 9, acontece o Curso de Férias de Inverno para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas, que está na oitava edição.

Nos meses de setembro a outubro, acontecem as “oficinas técnicas itinerantes”, em municípios ainda não definidos. Já nos dias 7 e 8 de novembro, será realizada a fase final do I Concurso Nacional de Composição para Bandas. Todas as atividades são gratuitas.

Tanto o Seminário de Regência quanto o Concurso Nacional de Composição para Bandas também estão com inscrições abertas no www.coretopaulista.com.br.

O Seminário de Regência oferece diferentes atividades para regentes, instrumentistas e interessados.

O inédito Concurso Nacional de Composição, que recebe inscrições até julho, será realizado em seis diferentes níveis, dentro da modalidade banda sinfônica, e distribuirá prêmios que variam de R$ 1 mil a $ 3.500, conforme o nível.

Além disso, os primeiros colocados em cada nível, após a fase final, receberão, a título de prêmio, a edição e editoração da composição vencedora, bem como a gravação em CD institucional pelo Conservatório de Tatuí.

O Coreto Paulista é uma ação voltada especificamente às atividades de bandas sinfônicas e que visa a fortalecer aquelas que são as mais antigas manifestações musicais de que se tem notícia.

“Além de difundir a música instrumental, esta formação musical marcante em todo o Estado de São Paulo tem um papel importantíssimo na educação musical dos paulistas”, destaca a assessoria de comunicação da escola.

As atividades do programa também fazem parte das comemorações pelo 60º aniversário do Conservatório de Tatuí.