Cordão dos Bichos programa desfile na cidade e em festival





O Cordão Folclórico Tatuiense programa duas participações em eventos para o mês que vem. A primeira delas será no desfile cívico de 11 de agosto, por conta das comemorações dos 190 anos do município. A segunda, em Olímpia.

Composto por bonecos que retratam a fauna e a flora brasileiras, o grupo deve retomar os ensaios no início de agosto. Antes, os componentes promovem a reforma dos bonecos que ficam armazenados na sede. O imóvel fica na rua Roque Giovani Adão Bertin, ao lado do salão social do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e próximo à Delegacia Central.

A restauração dos bonecos é realizada anualmente, por meio da técnica da papietagem. As figuras são produzidas com estrutura de bambu e forradas de papel. O material passa por uma remodelação, com recolocação dos materiais – fixados com cola – e pelas etapas de secagem e de pintura. Todo o procedimento é feito pelos próprios membros do Cordão dos Bichos.

Em seguida, o grupo promove os ensaios que reúnem adultos e crianças. Os encontros servem tanto para preparação como para ajustes dos bonecos e figuras folclóricas. Além de bichos, o Cordão traz bonecos variados, como a bruxa, e os gigantes, nos mesmos moldes dos usados em carnavais de Olinda, no Recife.

O Cordão dos Bichos surgiu em meados de 1928, idealizado por Vicente de Almeida e Aladim Ponce. Com a colaboração de funcionários da fábrica São Martinho, eles deram início ao grupo. Inicialmente, o cordão contava com três bichos: um elefante e dois cavalos, construídos por meio da papietagem.

Essa técnica consiste na utilização de materiais recicláveis – e simples – para dar forma a uma escultura, ou objeto. Em geral, a fabricação é feita com papel recortado e cola. Os bichos do cordão tatuiense contam, ainda, com estrutura feita com arame e bambu, que são secados e customizados (pintados).

Com o passar dos anos, o grupo deu início a produção de outros animais, chegando a ter 76 componentes. Atualmente, mais de 40 integram o cordão que tem como presidente de honra Moacir Peixoto e já participou de eventos em várias cidades brasileiras. Entre eles, o Festival Folclórico, de Olímpia.

A participação em Tatuí, no dia 11, marcará a retomada das apresentações do grupo pelo Estado de São Paulo. No decorrer do ano, os bonecos do cordão participam de diversas apresentações. Os compromissos têm início sempre em fevereiro, com o Carnaval. As restaurações são feitas, em geral, em janeiro.

Como nos anos anteriores, o grupo local deverá abrir o desfile cívico realizado em celebração ao aniversário do município. A passagem está programada para o dia 11, uma quinta-feira. No dia seguinte, sexta-feira, 12, os componentes do cordão estarão no 56o Fefol (Festival do Folclore de Olinda). O evento tem início no dia 6 de agosto e término no dia 14 do mesmo mês.

A programação do festival inclui, nos dias de desfile, gincana de brinquedos tradicionais. Também contempla apresentação de projetos escolares de Olinda.

O grupo folclórico de Tatuí trabalha com o agendamento anual de atrações. O Carnaval é a época do ano em que os componentes mais registram compromissos. A maioria deles fora do município, como agremiação convidada.

Após o Carnaval, o Cordão faz apresentações beneficentes em escolas e festejos juninos, quando é mais procurado. No aniversário de Tatuí, o grupo se apresenta na cidade, e em festivais, como o de Olinda e o de Valinhos.

Em outubro, os bonecos são solicitados para realizar apresentações para crianças. No fim do ano, o Cordão dos Bichos tem eventos natalinos e mantém parceria com uma empresa de turismo, que promove a vinda de turistas para Tatuí, onde o grupo realiza apresentações no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Quem quiser participar de alguma apresentação deve entrar em contato com o presidente do grupo, pelo telefone (15) 99704-2856. Para os que desejarem apenas assistir de perto a apresentação em Olímpia, o grupo estará no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’Anna”.