‘Cordão dos Bichos’ dá início a reformas e confirma passagem

426
Publicidade





Arquivo O Progresso

Cordão Folclórico Tatuiense começa preparativos para série de eventos

 

Bichos da fauna brasileira e personagens do folclore nacional considerados representantes de Tatuí ganham “roupa nova” neste mês. Os bonecos que integram o Cordão dos Bichos começam a ser revitalizados a partir desta segunda-feira, 13. A informação é do presidente do grupo, Pedro da Silva.

As reformas compreendem restaurações feitas anualmente nos 40 bonecos. O processo é realizado por meio da técnica da papietagem, uma vez que os personagens são montados a partir de uma estrutura. A papietagem é o processo que utiliza papel recortado (papelão e até jornais) e cola para dar forma.

Publicidade

Depois da revitalização, os bonecos são pintados. Silva explicou que os próprios membros do grupo realizam as restaurações. Todo o processo acontece em, até, uma semana.

As restaurações são realizadas no início do ano, por conta da agenda de compromissos do Cordão. O grupo folclórico inicia as apresentações a partir do Carnaval e confirmou participação na folia tatuiana.

Conforme o presidente do grupo, o desfile em Tatuí representa – quase sempre – o primeiro compromisso do ano. Além da “Capital da Música”, os bonecos são convidados de honra em diversos festivais. Um dos mais tradicionais é o que acontece na cidade de Olímpia (“Festival de Folclore”).

No ano passado, o Cordão Folclórico Tatuiense também desfilou em São Miguel Paulista, no “7o Encontro Caipira”, no desfile cívico de 11 de Agosto (aniversário de Tatuí) e no Dia das Crianças.

Ainda em 2013, os bonecos viajaram para as cidades de Valinhos, no festival de folclore daquele município, e Sorocaba, para participação no “Revelando São Paulo”.

Os desfiles são precedidos de concentração que acontecem na sede social do grupo. Trata-se de um barracão situado na rua Roque Giovani Adão Bertin, 341, na Chácara Jardim Junqueira. Lá, o grupo promove ensaios abertos.


Publicidade