Coral do Projeto Guri dá sequência à s apresentações na ‘Vila de Natal’

195
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia





Cristiano Mota

40 músicos se apresentaram para público na terceira noite de eventos que integram programa de Natal

 

Música popular brasileira, “negro spirituals”, canções “pop” internacionais e natalinas ecoaram pela “Vila de Natal” em 33 vozes de crianças e adultos que integram o coral do polo regional da cidade de Sorocaba do Projeto Guri. A apresentação aconteceu na quarta-feira, 11, na praça Martinho Guedes, na terceira noite da programação de Natal preparada pela Prefeitura.

Composto por mais sete percussionistas, o coro de Sorocaba é denominado “Grupo de Referência”. Eles estiveram em Tatuí a convite da Prefeitura e deverão percorrer mais municípios, por conta de trabalho regionalizado.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Segundo explicou a coordenadora do polo regional de Sorocaba, Maria Elisa de Lanos Porto de Oliveira, o Grupo de Referência é formado por meninos e meninas que integram os diversos coros mantidos pelo Projeto Guri na região. “A maioria é de Sorocaba, mas temos alunos que vêm de outras cidades”.

Para serem selecionados, os alunos passam por processo seletivo. “Nós escolhemos os melhores”, comentou a coordenadora. Depois, desenvolvem trabalhos específicos e os mostram em apresentações em empresas e municípios. “Temos alunos de Itu, Piedade, São Roque e Pilar do Sul”, disse Maria Elisa.

A coordenação regional atua na administração do grupo, que só se reúne para apresentações especiais. Dos mantidos pelo Projeto Guri, Maria Elisa disse que o Grupo de Referência é o “mais solicitado”. “Ele é também o mais ‘top’”, falou.

De acordo com ela, o coral tem sido muito solicitado. A agenda do grupo inclui a cidade de São Paulo, além de compromissos com patrocinadores. “Então, temos um calendário muito cheio”, comentou a coordenadora do polo regional.

O “GR”, na abreviação do nome que faz referência ao coral, é composto por crianças e adultos, num total de 40. Eles têm entre 10 e 21 anos, sendo bolsistas, aprendizes e músicos em fase de profissionalização.

A intenção da regente Emanuela Gomes Saccomano Fernandes, para o ano que vem, é criar um repertório específico para que o grupo possa executar nas apresentações. De acordo com ela, neste ano, os alunos tiveram muitos eventos, mas não tempo de trabalhar algo destinado ao Natal.

O Grupo de Referência tem repertório variado e registrou, em 2013, uma “projeção explosiva”. No decorrer do ano, os músicos participaram de cantatas em São Paulo e de um concerto com Gisele Cruz. Também realizaram oficinas com profissionais do Projeto Guri e que resultaram em concertos.

Na Vila de Natal, o coral fez apresentação de 40 minutos, que emocionou o público. A dona de casa Ana Antunes de Oliveira disse que ficou encantada com o desempenho dos músicos. “Esse grupo é fantástico”, declarou.

O trabalho apresentado em Tatuí é realizado no polo regional desde o início do ano. Conforme a coordenadora, os alunos mantêm o grau de excelência por conta do sistema de seleção. A cada seis meses, eles são reavaliados.

A intenção é permitir que o grupo se renove, com participação de novos membros, e que os músicos que permaneçam possam se aprimorar.

“Muitos ficam mais tempo, mas outros permanecem por meio ano. É uma avaliação, mesmo, para avaliar o rendimento dos integrantes”, concluiu a regente.

Mais corais

As apresentações de corais que integram a programação de Natal tiveram sequência na quinta-feira, 12. Os grupos encerrarão participação no dia 22.

Na quinta, na Praça da Matriz, houve apresentação do projeto “Vozes de Natal”, realizado pela Prefeitura em parceria com emissora de televisão. Na sexta, 13, a festa prosseguiria às 19h30, com duas atrações (após o fechamento desta edição, 17h).

Na data, na praça Manoel Guedes (“Museu”) aconteceria a última edição do ano do projeto Seresta com Ternura; enquanto na “Vila de Natal” a atração seria o Coro e Orquestra de Cordas da Escola de Música Center Cortez, a partir das 20h.

Neste sábado, 14, na Praça da Santa, será a vez da apresentação da Banda Ternura Tatuí com o coral “O Sagrado se Fez Gente”.

Nesta segunda-feira, 16, a atração será o coral da Igreja Nossa Senhora das Graças; já na terça-feira dia 17, será a vez do coral do projeto Melhor Idade, do Fundo Social de Solidariedade.

No dia 19, a programação segue com o coral Lar Espaço Feliz; no dia 20, o coral Ecos de Louvor faz apresentação; no dia 21, a Vila de Natal receberá o coral Jovem Adventista; e no dia 22, fechando a programação natalina, está programada a apresentação do coral Estrela de Davi, da Igreja Batista.


Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova