Coral do projeto “Espaço Feliz” participa de 13º festival nacional

Grupo orientado pelo maestro Laureano cantou em concerto em SP

458
Publicidade

O Coral do Projeto Espaço Feliz, do Lar “Donato Flores”, orientado pelo maestro Luís Gustavo Laureano, foi selecionado para integrar evento em São Paulo. Composto por meninas, o grupo participou como coral bolsista do Gran Finale – 13o Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens, entre 6 e 9 deste mês.

Evento musical de âmbito nacional, o Gran Finale reuniu crianças e jovens de corais do todo o Brasil. Os grupos pré-selecionados integram-se para formar dois grandes coros com repertório único apresentado em um concerto final. A performance foi regida pela maestrina Ruth E. Dwyer (Estados Unidos).

O festival atendeu crianças e jovens de baixa renda, sendo um projeto de inclusão social através da música. Ele não tem caráter competitivo, sem foco em premiação.

A iniciativa é definida “como um encontro dos melhores corais infantis e jovens, como resultado prático do esforço conjunto de regentes brasileiros”. “É o coroamento de pessoas e instituições que lutam para desenvolver a cultura no país”, informaram os representantes do Donato Flores em nota à imprensa.

Em sua 13a edição, o evento reuniu 350 coristas, de 21 grupos infantis e jovens de vários estados brasileiros. Eles estiveram sob regência de Ruth E. Dwyer, reconhecida internacionalmente como especialista em coral infantil, juvenil e educadora Kodály.

Publicidade

Ruth é diretora do ICC (Indianapolis Children’s Choir – Coral de Crianças de Indianápolis), em Indianápolis, sediado na Butler University, nos Estados Unidos.

Considerado “único e inovador no Brasil”, o formato do evento foi inspirado no tradicional festival anual que acontece no Teatro Carnegie Hall, de Nova Iorque, também nos Estados Unidos. No país, o Gran Finale Concerto foi apresentado no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon, na Pompeia, em São Paulo.

Por meio de nota, o maestro Luís Gustavo Laureano, e a direção do Espaço Feliz, comemorou a oportunidade ímpar. De acordo com ele, a participação “coroa o árduo e belíssimo trabalho que vem se desenvolvendo com o coral”.

Laureano destacou que o grupo tem feito apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo, e atualmente se prepara para realizar o musical “Canção da Paz”.

A apresentação acontece no dia 4 de novembro, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório. Para a ocasião, o coral terá a participação do compositor e pianista convidado Cezar Elbert.

Publicidade