Copa Judô ‘Professor Kazuo Suga’ reuniu 610 atletas de 25 academias





Divulgação

Judô Pires faturou primeiro lugar no ranking geral na soma das disputas

 

Idealizada por Bruno Santi e organizada pela Academia “Judô Pires” em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, “Copa Judô – Professor Kazuo Suga” teve recorde de participantes. A terceira edição da competição de judô realizada no domingo da semana passada, dia 14, no Clube de Campo, reuniu 610 atletas representando 25 agremiações da região.

Além do Clube de Campo, o evento contou com apoio do Kimonos Dojo, Pizzaria e Bife Hermelinos, Unitak, Alto Posto Trevo e Ballsam Perfumaria.

A organização informou que as disputas envolveram, ainda, atletas de cidades distantes, como: Avaré, Santos, Piracicaba, Mauá e Botucatu, as quais compõem oito regiões (delegacias regionais). Os destaques ficaram para as equipes Mata Sugizaki (de Botucatu), Yama Arashi (Avaré), Judô Alto da Lapa (São Paulo), Unimes (de Santos) e a Associação de Judô Mauá.

Conforme Santi, o evento desfruta de “muito respeito” conquistado perante os adeptos do judô. O sensei que criou a competição em homenagem a Kazuo Suga considera a copa “o maior e mais forte” torneio esportivo da modalidade.

Prova disso é que ela atraiu o vice-presidente da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Francisco de Carvalho Filho. Em Tatuí, o representante elogiou a organização e agradeceu Santi e Marcos Pires por prestarem homenagem a Suga, de quem Carvalho Filho foi colega em treinos na cidade de Mauá.

“O evento se tornou muito grande em apenas três anos. Tenho muito orgulho da nossa academia, que foi a organizadora. Geralmente, um torneio amistoso de nossa região conta com, aproximadamente, 400 atletas e uma ou duas academias convidadas de outras delegacias. O nosso, superou”, comentou Santi.

O sensei destacou o número de inscritos e de equipes de delegacias presentes (oito regiões). Entre elas, a Yama Arashi (de Avaré), que Santi defendeu durante cinco anos. Ele mencionou, ainda, presença de atletas de Santos e de Mauá.

“São 25 anos praticando esse maravilhoso esporte. Tenho muitos amigos dentro do judô em todo Estado de São Paulo, e também no território nacional”, declarou o sensei. “Sinto-me muito honrado com a presença de tantos atletas e amigos em nosso torneio anual”, completou um dos organizadores.

Santi e Pires comandam a Academia “Judô Pires”, vencedora pela segunda vez do torneio (2014 e 2015). Na primeira edição da copa, os atletas da equipe tatuiana terminaram em terceiro lugar na classificação geral. Em 2015, a academia anfitriã faturou 79 medalhas, sendo 18 ouros, 27 pratas e 34 bronzes.

O vice-campeonato ficou com a Associação de Judô Mauá (de Mauá). Em terceiro lugar, esteve a Academia de Judô “Adriana Bento” (de Tatuí); seguida do Projeto Pelicano (de Tietê), em quarto; e de Uama Arashi (de Avaré), em quinto.

Neste ano, a equipe campeã contou com dois destaques, a chegada das atletas Jéssica Paloma e Pamela Cristina (que são irmãs). Juntas, elas ganharam quatro medalhas de ouro no torneio, lutando na categoria sub-18. Elas também registraram conquistas na adulta, cada uma com seu respectivo peso.

A Academia “Judô Pires” conta com atletas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Clube de Campo. Tem como técnicos Bruno Santi, Marcos Pires. Atuam como auxiliares junto aos atletas: Lucila Luz e Paloma.

Os próximos compromissos dos bicampeões da “Copa de Judô – Kazuo Suga” acontecem neste mês. No dia 20, os judocas competirão em Itapeva e em Amparo, pelos Jogos Escolares do Estado de São Paulo e Campeonato Paulista Máster, respectivamente. Neste último, Santi e Lucila competirão pela academia.

Ainda em junho, a equipe estará nos Jogos Abertos da Juventude, no dia 24, com a atleta Pamela Cristina. Ela disputará a final dos jogos, em Pirassununga.

No próximo dia 27, o desafio acontece em Mauá, com o “Campeonato Paulista Sub-23”. No dia 28, a equipe participará do Torneio Amistoso de Capão Bonito.

Em julho, nos dias 4 e 5, a equipe masculina de Tatuí, que tem como técnicos os senseis Santi e Pires – da “Judô Pires” –, tentará o tetracampeonato nos Jogos Regionais. A competição será realizada na cidade de Jundiaí.