Cooreta dever ganhar barracão para separação de eletrônicos

O Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente) teve projeto aprovado que deve beneficiar os associados do Cooreta (Cooperativa de Recicláveis de Tatuí) com a construção de um barracão para triagem de recicláveis advindos de aparelhos eletrônicos

A verba, de cerca de R$ 312 mil, foi liberada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O próximo passo a ser tomado pelo Dema é a licitação para a escolha de empresa para construir o barracão.

O local escolhido fica nas proximidades da usina de britagem do Jardim Gramado, de acordo com o perito ambiental José Vicente Alamino de Moura.

“Queremos que seja feita a separação do material para que seja gerado valor agregado. Quem sabe daqui a um tempo vire um entreposto regional de determinados materiais”, declarou.

Não há previsão de início ou término da obra, segundo Moura. Outro projeto efetivado pelo departamento é a mudança de localização da Cooreta, que deve deixar a vila Cesp nos próximos semestres.

A intenção do departamento é dar uma localização próxima às regiões urbanas de maior adensamento. Entretanto, por ora, está descartada a instalação da usina de reciclagem no Jardim Gramado.

“O barracão de eletrônicos será separado do restante da usina. É até bom que seja em outro local, para abranger outros pontos da cidade. Aquela região é a que mais cresce na cidade”, disse, referindo-se à região sul, que abrange os Jardins Santa Rita de Cássia e Gramado.

O novo local da Cooreta ainda depende de tratativas a serem acertadas pelo secretário Célio José Valdrighi, titular da pasta de Agricultura e Meio Ambiente.