Coop investe em representatividade de marca própria

Com a proposta de fortalecer a representatividade dos produtos de marca própria, que hoje responde por 6% do fornecimento, a Coop – Cooperativa de Consumo promove, durante todo o mês de setembro, o Festival de Marcas Próprias, com promoções, degustações e forte ação de comunicação em suas 31 lojas.

Um dos destaques da temporada é o lançamento do azeite extra virgem português, produzido e envasado na origem. É o primeiro produto importado com a assinatura da Coop.

A linha de produtos Coop, assinada pelas marcas Coop, Delícias da Coop e Marcas Exclusivas, soma atualmente 1.164 itens, divididos entre 71 categorias, mas novos lançamentos já estão previstos para o final deste ano e início de 2019.

Vão entrar em cena, nas gôndolas, batata palha extrafina, aparelho de barbear, pimenta biquinho e massas frescas, entre outros.

“A fidelidade e preferência dos clientes pelos produtos de marca própria Coop são justificadas pela qualidade”, ressalta a assessoria de comunicação da cooperativa.

Segundo adianta Marta Borges, gerente comercial e de marcas próprias, ‘as estatísticas mostram que a família cooperada é responsável por 78% do consumo”.

Ela acrescenta que, na Europa, a participação de marcas próprias chega a ultrapassar 40% e na América do Sul, 9%. “No Brasil, segundo estudo da Nielsen, os grandes varejos não ultrapassam 5%, enquanto a Coop tem 6% de participação nas três linhas”, compara.

Lançada em 1997, a marca Coop nasceu com a proposta de privilegiar a qualidade em detrimento do preço. “Para tanto, sempre buscou os melhores fornecedores para produzir sua linha de produtos, composta, hoje, de 370 itens”. O arroz Coop, por exemplo, é feito pela Josapar, empresa dona da marca Tio João.

Além dessa retaguarda de peso, a Coop conta com o suporte de uma certificadora, que faz auditorias nas fábricas, para monitorar o cumprimento das legislações vigentes.

“Todos os nossos produtos devem ter qualidade igual ou superior a das marcas líderes ou vice-líderes das categorias”, assegura Talitha Fávero, compradora de marca própria da Coop.

Em faturamento, os cinco produtos top de vendas são batata congelada, biscoito de polvilho, sorvete lambada, papel higiênico e água sanitária.

A mesma exigência de qualidade é regra também nos 586 itens que compõem a linha Delícias da Coop. Entre os produtos mais conhecidos, estão o panetone, pudim de leite, pães doces e salgados, pizzas, biscoitos e bolos.

Um dos termômetros da qualidade dos produtos está na recente parceria estabelecida entre a Coop e a Nestlé no segmento de bolos congelados. A chancela para o uso da marca da multinacional nos bolos e pudins Delícias da Coop só foi garantida após rigoroso processo de auditoria na linha de produção.

Já os 208 itens Exclusividades Coop são fruto de parceria da cooperativa com a Rede Brasil de Supermercados (RBSM). São produtos importados, como azeitonas, massas, geleias, azeites e vinhos, encontrados somente nas lojas Coop, a preços bem competitivos.