Conservatório sedia novo recital de estudantes do curso de canto lírico

328
Publicidade





Alunos de canto lírico do Conservatório de Tatuí, orientados pela professora Damares Matheus, apresentam-se em recital nesta quarta-feira, 27, às 19h, no auditório da unidade 2. A entrada é franca na rua São Bento, 808, no centro.

Participam do recital, os alunos: Alessandra Souza, Dário Santos Morais, Elieser de Oliveira Carlos, Evelin Guimarães Campos, Genival da Silva, Giselly Maldonado, Joanna Barbosa, Karine Corrêa, Luiz Antonio Ferreira, Maristela Nicolellis, Moisés Augusto Delgado e Morgana Mincatto Kurmann.

Completam o “time de estudantes” que farão concerto gratuito: Rosana do Carmo Fortunato Rosa, Rosângela Dória, Tâmila Freitas e Cristiane Bevilaqua Mota. Eles serão acompanhados ao piano por Dayane Rodrigues, Delaine Ferreira, Diego Guedes, Everton Cardoso, Lúcia Bismara e Ramsés Hussni.

Segundo informou a assessoria de comunicação do Conservatório, serão apresentadas obras de N. Vaccaj (“Semplicetta Tortorella”), G. B. Pergolesi (“Se tu m’ami”), W. Henrique (“Minha Terra” e “Alegria, Alegria”), Villa-Lobos (“Evocação”), entre outras.

Publicidade

O setor de canto do Conservatório de Tatuí engloba os cursos de canto lírico e canto coral. O curso de performance em canto lírico, composto de 12 semestres visa a desenvolver no aluno competência em técnica vocal, linguagem musical e estilos específicos na área por meio de aulas de técnicas vocais, técnicas interpretativas e de repertório.

Conforme divulgou o setor de comunicação, o conteúdo programático envolve aulas de técnicas vocais e interpretativas. As primeiras correspondem à respiração, técnicas específicas, articulação respiratória, projeção, colocação, ressonância, dicção, articulação, noções básicas de fisiologia da voz, métodos específicos para cada nível e para cada problema técnico.

Já as segundas, envolvem ensino de técnicas a respeito de estilo, fraseado, sonoridade, pesquisa histórica, pesquisa de autor, desenvolvimento de interpretação, andamento, especificações da partitura, postura e atuação em palco.

As aulas de repertório em canto lírico incluem estudos de árias antigas (podendo ser de cantata, oratório, ópera ou canzonetta), fisiologia da voz, obras brasileiras, peça erudita, entre outras. Até o final do curso, o aluno é estimulado a estudar repertório nos idiomas inglês, francês, italiano, alemão, latim, espanhol e português (incluindo necessariamente a abrangência dos períodos da história da música).


Publicidade