Conservatório sedia musical sobre história de Jesus Cristo





Na próxima quarta-feira, 2 de abril, o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí estreia o musical “Lamb of God” (“Cordeiro de Deus”). O espetáculo do compositor Rob Gardner será apresentado sob regência de Robson Gonçalves, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”.

O espaço está localizado à rua São Bento, 415, no centro. De acordo com a assessoria do Conservatório, os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro ao custo de R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

O musical foi escolhido pelo grupo pedagógico-artístico para a estreia de temporada por conta da proximidade com a celebração de Páscoa. Neste ano, a comemoração acontece neste domingo, 27. Para a apresentação, os monitores do Coro Sinfônico irão se unir a cerca de 20 músicos convidados que formam uma orquestra exclusiva para este concerto.

O musical relembra os últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua Expiação e Ressurreição. Os eventos são recontados pelo compositor Gardner sob o ponto de vista de Pedro, João, Tomé, Maria e Marta de Betânia, Maria Madalena e a mãe de Jesus Cristo, Maria.

O espetáculo foi composto para coro, orquestra, solistas e narradores. “Por muitos anos pensava em compor com foco na Expiação de Jesus Cristo. Na verdade, ao longo dos anos eu tentei algumas vezes iniciar este projeto, mas acabava abandonando-o por conta da enorme responsabilidade”, iniciou o compositor.

“Finalmente, em 2009, comecei a compor este musical e não podia imaginar o quão difícil o processo se tornaria ou o quanto de mim ele iria requerer. Compor ‘Cordeiro de Deus’ foi o trabalho mais intenso e o que mais me consumiu”, descreveu, por meio de assessoria.

Para o maestro Robson Gonçalves, o musical é inovador. De acordo com ele, “a forma como o compositor conta a história por meio da narração, diálogos, a simulação de multidão de pessoas falando ao mesmo tempo, a dor, angústia e finalmente a sensação de ‘missão cumprida’ é um diferencial” do espetáculo.

“Pretendemos fazer o público viajar no tempo e se imaginar dentro da história. Vamos contar de uma maneira tão especial que com certeza todos vão se emocionar muito”, destacou.

Gonçalves citou que a história de Cristo inspirou muitos filmes, peças teatrais e musicais. A ideia é que, durante a apresentação os expectadores possam ser transportados pelas vozes dos integrantes dos grupos para “mais de 2000 anos atrás, de forma dinâmica, mas mantendo a simplicidade dos personagens”. “É uma introdução a um grande sonho de apresentarmos musicais no teatro do Conservatório de Tatuí”, enfatizou o maestro.

“Lamb of God”, com tradução de Esli Torres, tem como solistas Cláudio Manoel de Oliveira e Sandro Pires (baixos), Angelo Varella e Antonio Pazianotto Junior (tenores), Nilcéia Récio e Luciane Barros (sopranos), Maria Inês Saldanha e Mirtes Emilia Lomba Paes (contraltos). A narração é de Esli Torres e Roger Camargo.

A orquestra contará com participação de Larayane de Souza, Tainá Grazina Silva, Samuel Gomes Ferraz, Gabriel Santos, Emilli Miranda Garcia, Larissa Santos de Matos, Paulo Gabriel Vaz da Costa (violinos), Eliton Francisco de Oliveira e Rosemary Cortese Quevedo (violoncelos), Samuel Vaz (flauta), Paulo Molina, Ana Laura Firmino e Abraão Vaz (clarinetes), Marcelo Pinto da Silva (contrabaixo) e Jeferson Henrique de Oliveira (percussão).