Conservatório sedia concurso nacional que agrega concertos





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Dario Sotelo estará à frente das apresentações que marcam execuções pela Banda Sinfônica do Conservatório

 

O Conservatório de Tatuí sedia nesta semana a primeira edição do Concurso Nacional de Composição para Bandas. As obras selecionadas serão apresentadas em concertos gratuitos nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro. O endereço é a rua São Bento, 415, no centro.

Todas as obras serão executadas em primeira audição mundial e, ao final de cada concerto, serão apresentadas as obras vencedoras do concurso, em cada nível de concorrência.

Nesta sexta, com formação de alunos e bolsistas, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta, sob regência de Dario Sotelo, obras dos níveis 1, 2 e 3.

Disputam a premiação pelo nível 1, os compositores: Glauber Lúcio Alves Santiago (obras “Em quatro, em três e em dois”, “Conto do Amanhecer” e “Game by Game”); Luciano da Costa Nazário (“Canção de Ninar”); Vinícius Mello (“Introdução à Natura Deorum – Brugmansia Sanguínea”); e José Campos (“Entardecer”).

Pelo nível 2, a disputa é entre os compositores Tiago Vidal (“Abertura Festiva”); Glauber Lúcio Alves Santiago (“Pioggerella d’autunno” e “O Ribeiro do Tanger”); e Rodrigo Paulo de Jesus (“Dobrado Professor Antônio Wilson Gomes”). No nível 3, concorrem Benedito Rodrigues de Campos (“Assertividade”) e Renato Goulart (“Variações sobre o Sapo-Cururu”).

Neste sábado, com formação completa, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta as obras dos níveis 4, 5 e 6. Pelo nível 4, concorrem: “Caminhos da Alma” e “Destino Comum”, de Benedito Rodrigues de Campos.

Pelo nível 5, a disputa será entre os compositores Tiago Vidal (“Tanatose”) e Glauber Lúcio Alves Santiago (“Quartas em Campanha”). No nível 6, a concorrência é entre Giovani Estéfano Briguente (“Revolução Francesa”) e Glauber Lúcio Alves Santiago (“Sonhos de Genevieve”).

Sob coordenação de Dario Sotelo, o concurso terá como banca julgadora o maestro Marcelo Maganha (presidente do júri), e os compositores Alexandre Travassos, Edson Beltrami e Edmundo Villani-Côrtes.

O I Concurso Nacional de Composição para Bandas visa propiciar ao compositor brasileiro condições para se dedicar à composição de obras para bandas e ter seu repertório registrado profissionalmente. A título de prêmio, os primeiros colocados dos seis níveis terão obra gravada em CD institucional, pelo Conservatório de Tatuí, além de premiação em dinheiro. Serão distribuídos entre os vencedores um total de R$ 13.500.

Aberto a todos os músicos compositores brasileiros natos ou naturalizados, o I Concurso Nacional de Composição para Bandas é realizado na modalidade “banda sinfônica”. Ele tem como objetivo incentivar a composição de obras para banda sinfônica em vários níveis (em suas diversas formações).

Por meio do concurso, o Conservatório de Tatuí incentiva a modernização da escrita para banda, usando a instrumentação padrão atual. A disputa também contribui para ampliar e renovar o repertório brasileiro para esse grupo, disponibilizando-o às bandas do Estado de São Paulo e demais interessados.

Outro aspecto proporcionado é a motivação aos compositores para o estudo das obras consagradas dos compositores nacionais e internacionais. O concurso também visa a motivar compositores para a adaptação da identidade musical brasileira aos parâmetros técnicos internacional, propiciando também que estas obras possam ser publicadas e executadas no exterior.