Conservatório reunirá 105 crianças em apresentações de final de ano





O Conservatório de Tatuí reúne 105 crianças de quatro e cinco anos de idade, quinta-feira, 19, para cerimônias de conclusão de ano letivo. As apresentações terão entrada franca, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

Os alunos frequentam o curso de musicalização infantil, oferecido no setor de educação musical, sob coordenação de Shirlei Escobar Tudissaki.

Às 11h e 16h, os 43 alunos do curso de musicalização infantil I apresentarão músicas do grupo Palavra Cantada, do compositor P.I. Tchaikovsky, de Elvira Drummond, G. Bizet, além da obra “Eu Descobri”, de autoria desconhecida.

No mesmo dia, às 9h, 10h, 14h e 15h, apresentam-se os 62 alunos do curso musicalização infantil II. No repertório, estão obras do “Palavra Cantada”, Camile Saint-Säens, Patrícia França, Bia Bedran, além de peças populares, como “A Casinha da Vovó”, “Borboletinha”, “O Sapo não Lava o Pé”, entre outras.

Os alunos recebem orientação das professoras Isabel Cristina de Campos Ferreira e Sílvia Salles Leite Lombardi.

O Conservatório iniciou as atividades na área de educação musical na década de 1960, quando instituiu o curso de iniciação musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos.

A partir de 1990 foi implantado o curso de musicalização infantil, voltado para a faixa etária de cinco anos e, posteriormente, quatro anos.

Todos os cursos oferecidos pelo setor estão fundamentados nos princípios pedagógicos de importantes educadores musicais, como: Carl Orff (valorização da expressão e criação); Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical); Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (consideração da música enquanto discurso); Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros.

O curso de musicalização desenvolve estratégias de ensino por meio de atividades musicais para movimento e expressão corporal, apreciação musical, introdução à leitura e escrita musical, execução instrumental e repertório.