Conservatório recebe a flautista Åžefika Kutluer para 2 atividades





Importante musicista da Turquia, a flautista Åžefika Kutluer é presença confirmada em evento realizado pelo Conservatório de Tatuí. A maior escola de música, artes cênicas e luteria da América Latina recebe a artista na noite desta quarta-feira, 4.

Åžefika vem por meio de iniciativa do Consulado da Turquia no Brasil. Em Tatuí, ela ministra masterclass às 16h, no Salão Villa-Lobos, e recital às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. Ambas as atividades são gratuitas e ocorrerão à rua São Bento, 415.

O masterclass é voltado tanto a alunos quanto não alunos da instituição. Nele, a flautista compartilha técnicas sobre o instrumento e avalia performances. No recital, ela apresenta programa com obras do compositor italiano Drigo (Serenade), Albert Franz Dopler (Fantasia), J. S. Bach (Minueto e Badinerie, da Suíte n. 2) e François Borne (Fantasia, de Carmen).

Em ambas as atividades, a musicista será acompanhada pela pianista Cristiane Bloes, coordenadora da área de pianos do Conservatório de Tatuí.

A flautista Åžefika Kutluer é reconhecida internacionalmente. Iniciou estudos no Conservatório Estadual de Ankara, onde graduou-se com honras e prêmios e onde foi professora por muitos anos. Fez carreira como solista em Viena e Roma, países nos quais recebeu vários prêmios.

Após vencer vários concursos internacionais e consolidar carreira como solista internacional, recebeu a medalha presidencial da Turquia (em 1985), a maior honraria que o país concede a personalidades. E, em 1988, tornou-se uma “state artist”.

Também recebeu honrarias dos governos da Itália, Áustria e Cazaquistão. É embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e apresentou-se, em Geneva, no 60o aniversário da ONU (Organização das Nações Unidas).

Åžefika apresentou-se em inúmeras turnês e festivais internacionais, ministrando masterclasses em inúmeros países, nos cinco continentes, e sendo aclamada pela crítica.

Conhecida como “flautista mágica”, Åžefika tem extensa carreira e ativa vida fonográfica. Participou da gravação de 17 CDs com regentes e grupos importantes como Zubin Mehta, Charles Mackerras, Peter Breiner e Orquestra Real Britânica, Filarmônica de Berlim, entre várias outras.

Atualmente, é flautista-solista da Orquestra Sinfônica de Izmir State e solista permanente da Orquestra de Câmara da União Europeia.