Conservatório realiza a quinta Semana de Performance Histórica

219
Todas as atividades são realizadas na Unidade 2 (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório de Tatuí realiza, entre os dias 11 e 14, a 5ª Semana de Performance Histórica. O evento reúne professores, alunos e músicos convidados que se dedicam à pesquisa de repertório e instrumentos dos séculos 17 a 19, como alaúde, viola da gamba, violino barroco, fortepiano, cravo e outros.

O encontro tem programação variada, que inclui master classes, workshops e recitais – inclusive, um recital-baile, com a participação do Grupo de Dança Passos do Barroco. Todas as atividades são realizadas na Unidade 2 do Conservatório (rua São Bento, 808, centro), são abertas ao público e têm entrada gratuita.

A programação começa na segunda-feira, 11, às 9h, com masterclass de violino barroco, ministrada pelo professor Marcus Held, e masterclass de flauta doce, ministrada pela professora Selma Marino.

Às 14h, tem o workshop “Saúde Integral para Músicos: Autoconhecimento e Performance”, com a terapeuta convidada Shyamgauri Devi Dasi. À noite, às 19horas, recital de alunos e professores do Conservatório: Dagma Eid (guitarra barroca e vahuela), Gustavo Carloni (viola da gamba), Marcus Held (violino barroco), Maria Eugênia Sacco (cravo) e Selma Marino (flauta doce).

Na terça-feira, 12, às 9h, a professora Débora Ribeiro coordena masterclass de flauta doce, enquanto o professor doutor Pedro Persone ministra masterclass de fortepiano.

Publicidade

Às 14h, as convidadas Raquel Aranha e Maira Alves, do Grupo de Dança Passos do Barroco, coordenam o workshop “Dança Barroca”. E às 19h, começa recital com vários grupos.

O primeiro a se apresentar é o Grupo Romanceiro, formado por alunos de performance histórica, sob orientação da professora Dagma Eid. O grupo é formado por Karine Franklin (canto), Camily Antunes (flauta doce), Mariana Zanon (viola barroca), Bianca Milanda (alaúde), Chris Napoleão (guitarra barroca), Leonardo Barbosa e Renan Freire (violões).

Em seguida, apresentam-se Carlos de Souza e Gustavo Carloni, alunos do curso de viola da gamba. Depois, tocam os alunos Gustavo Carloni (viola da gamba) e Ivan Oliveira (teorba) tocam. O recital termina com a apresentação do grupo Strinxit, formado por Dagma Eid (cordas dedilhadas históricas), Marcus Held (violino barroco), Gustavo Carloni (viola da gamba) e José Renato Gonçalves (cravo).

Na quarta-feira, 13, as atividades começam às 9h, com masterclass de cravo, com a professora Maria Eugênica Sacco, e masterclass de traverso, com o convidado André Cortesi.

Às 14h, o Grupo de Dança Passos do Barroco continua o workshop “Dança Barroca”. Para terminar o dia, um recital-baile, às 19h, com participação de alunos, professores, Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e corpo de baile coordenado pelo grupo Passos do Barroco.

Na quinta-feira, 14, às 9h, a professora Dagma Eig ministra masterclass de cordas dedilhadas históricas, enquanto o professor João Guilherme Figueiredo coordena masterclass de violoncelo barroco e viola da gamba.

Às 14h, a professora convidada Patricia Gatti apresenta o workshop “O Cravo na Música Popular”. E, às 19h, ocorre recital de encerramento, com André Cortesi (traverso), João Guilherme Figueiredo (violoncelo barroco), Marcus Held (violino barroco) e Pedro Persone (cravo).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome