Conservatório realiza 1ª audição de alunos do curso de acordeão

626
O professor do curso de acordeão, Braulio Vidile (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

O Conservatório de Tatuí realiza nesta semana as primeiras audições de classe do curso de acordeão, lançado em abril deste ano pela Abaçaí Cultura e Arte.

Alunos da turma Infantil apresentam-se na quinta-feira, 13, às 19h. Alunos da turma adulto tocam na sexta-feira, 14, às 14h, todos na sala 10 de MPB/jazz da escola. A entrada é gratuita.

De acordo com o professor do curso, Braulio Vidile, a turma Infantil é formada por crianças com idade entre 7 e 11 anos. O repertório traz peças de música erudita e popular do Brasil e de outros países. “Uma parte do programa será formada por composições escritas por elas mesmas durante o ano letivo”, destaca.

“Os estudantes da turma adulto apresentarão peças eruditas e de diversos gêneros ligados ao amplo universo do acordeão: música caipira, baião, choro e xote brasileiros, mas também polka, musette francesa, música eslava, tango e chamamé argentino”, acrescenta o professor.

Vidile é formado acordeão pelo Conservatório Mozart de Santos, com Preciosa Kitami. Estudou, em seguida, com Oscar dos Reis, que lhe apresentou o acordeão baixo-solto – instrumento com notas independentes nos baixos, usado atualmente na maioria das instituições europeias. Diplomado em licenciatura em música pela Universidade de São Paulo (USP), mudou-se para a Itália, onde obteve duas pós-graduações pelo Conservatório de Florença:  acordeão e música de câmara.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

o de dez anos, apresentou-se em vários países da Europa com formações de música de câmara, erudita e popular. Trabalhou também como professor de acordeão e educação musical em dez escolas públicas italianas, com crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade.

De volta ao Brasil, atuou por três anos como acordeonista e pianista da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente, leciona no curso de acordeão do Conservatório de Tatuí.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova