Conservatório promove concurso em homenagem a Villani-Côrtes





Divulgação

Edmundo Villani-Côrtes: compositor especialmente homenageado

 

O CDMCC promove, de 21 a 23 de outubro, a décima edição do Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí, que, neste ano, prestará homenagem ao compositor Edmundo Villani-Côrtes.

Sob coordenação de Cristiane Bloes, também coordenadora da área de piano da escola, o concurso será realizado nas categorias “solo” e “duos pianísticos”. As provas, bem como os concertos especiais, serão abertas a qualquer interessado.

Para inscrever-se ao concurso, o candidato, obrigatoriamente aluno da instituição, deverá acessar o site conservatoriodetatui.org.br, imprimir e preencher a ficha de inscrição, a qual, posteriormente, deverá ser entregue no Centro de Produção de Eventos (rua São Bento, 415) até às 18h do dia 9 de outubro.

O concurso tem a finalidade de incentivar e compartilhar conhecimentos dos estudantes da instituição abrangendo todos os níveis do curso de piano, além de divulgar e incentivar a interpretação da música brasileira para piano, abordando, neste ano, obras de Villani-Côrtes, como peças de confronto.
Entre os dias 21 e 23 de outubro, todos os candidatos inscritos farão provas no Salão Villa-Lobos durante o dia, sendo que os dias e horários de cada nível serão divulgados após o término das inscrições.

Na categoria “solo”, deverão ser executadas duas obras, sendo uma de confronto e uma de livre escolha. Na categoria quatro mãos, os candidatos devem apresentar uma peça de livre escolha (pode ser original, transcrição ou arranjo).

Os vencedores de cada nível participarão de recital de encerramento no dia 23 de outubro, às 20h30, no “Procópio Ferreira”. O primeiro colocado do 17º/18º semestre atuará como solista junto à Orquestra Sinfônica Jovem na temporada de 2016, enquanto que o primeiro colocado do aperfeiçoamento atuará como solista junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, executando o Concerto “A 3ª Visão”, de Edmundo Villani-Côrtes, na temporada de 2016.

Concertos

Durante o concurso interno, o teatro “Procópio Ferreira” sediará concertos especiais, sempre às 20h30. A abertura oficial será na quarta-feira, 21, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, tendo como solista Paulo Henrique Almeida e regência de João Maurício Galindo.

O pianista Almeida é formado pelo Conservatório de Tatuí (2006), sob orientação da professora Zoraide Mazzulli Nunes. Bacharel em música pela USP, sob orientação de Eduardo Monteiro, onde atualmente cursa mestrado. Conquistou importantes prêmios em concursos de piano no país, dentre eles, o III Concurso internacional Grieg-Nepomuceno. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Amazonas Filarmônica e Orquestra Sinfônica Brasileira, tocando sob a regência de importantes maestros, como Abel Rocha, Marcelo de Jesus, Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk, Kirk Trevor, entre outros.

Paralelamente às atividades como solista e camerista, desenvolve intensa atividade como pianista colaborador, participando de mais de 30 produções operísticas no Brasil e no exterior.

Em 2010 passa a integrar a Companhia Brasileira de Ópera, criada pelo maestro John Neschling, como pianista preparador e cravista na ópera “Il Barbiere di Siviglia”, espetáculo apresentado em turnê por 15 cidades brasileiras. Desde 2011, é pianista colaborador das produções de ópera do Theatro Municipal de São Paulo.

Na quinta-feira, 22, a atração será recital com Fabio Luz, um dos pianistas brasileiros mais aclamados no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Debussy 1978 (França), é mestre em música francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris e está radicado na Itália há mais de 30 anos, onde foi diretor do Instituto Verdi de Asti, coordenador da Accademia Superiore di Penne (Pescara) e docente dos “Laboratori Musicali Internazionali Estivi al Castello di Cortanze”.

Conta mais de mil apresentações, entre recitais, atuações em música de câmera e como solista de prestigiosas orquestras. É professor do “Festival del Golfo de San Marco di Castellabate”, coordenador e professor do “Paradise Festival em Siros” – Grécia, e presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França.

Já na sexta-feira, 23, às 20h30, no encerramento do evento, o teatro “Procópio Ferreira” sedia recital dos vencedores do concurso – este, com entrada franca.

Homenageado

Edmundo Villani-Côrtes teve seus primeiros contatos com a música por meio das rodas levadas no convívio da família. O pai, guarda-livros, era flautista amador. Teve contato com o violão e, mais tarde, com o piano. Transferiu-se ao Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Música. Passou a tocar em rádios e em boates noturnas. Transferiu-se para São Paulo, onde atuou como pianista e arranjador, por muitos anos, na TV Tupi, finalizando sua participação na televisão como pianista do Quinteto Jô Soares Onze e Meia.

Casado com a soprano Efigência Côrtes, continuou a tradição musical familiar com os filhos Gê Côrtes, contrabaixista, e o saxofonista Ed Côrtes, também compositor de trilhas para o cinema.

Villani-Côrtes estudou composição de forma não sistemática devido à intensa atividade como pianista da noite e de TV, tendo recebido orientação de Koellreutter e Camargo Guarnieri, mas mantendo-se livre das influências dos orientadores e conservando um estilo próprio.

Professor-doutor em composição da Unesp (aposentado), tem, em seu catálogo, mais de 300 obras para várias formações. Recebeu várias vezes o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Possui mais de 40 CDs gravados em países como Japão, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Brasil.