Conservatório promove a 2ª Semana do Violão

Evento reúne alunos, professores e convidados em palestras, master class, recitais e concertos

369
Quarteto Abayomi, uma das atrações da segunda edição de evento sobre violão clássico (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório de Tatuí realiza, entre os dias 9 e 13, segunda-feira a sexta-feira, a 2ª Semana do Violão. O evento comemora os 50 anos de implantação do curso de violão clássico da escola e deve reunir alunos, professores e amantes do instrumento, além de vários grupos e músicos convidados.

A programação oferece palestras, master class e diversas apresentações musicais, todas com entrada gratuita, no auditório da Unidade 2 da instituição.

Uma das habilitações mais procuradas no Conservatório, o curso de violão clássico foi implantado pela instituição em 1969, tendo como primeiro professor o violonista Jair Teodoro de Paula (falecido) e, logo depois, o maestro Pedro Cameron.

“De lá para cá, o curso só cresceu, assim como o violão brasileiro, que está presente em todas as linguagens artísticas do Brasil e sempre protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do país, revelando gerações de consagrados músicos – eruditos ou populares –, embora a produção para instrumento solista seja muito desconhecida”, comenta a professora Juliana Oliveira, responsável pela direção artística do evento.

“O violão brasileiro é único – até o nome ‘violão’ só existe na língua portuguesa –, sobretudo por representar uma cultura efetivamente híbrida, capaz de associar popular e erudito, transitar entre linguagens musicais distintas e, mais que isso, capaz de realizar uma síntese criativa, onde coexistem, harmoniosamente, variados gêneros, estilos e texturas sonoras”, acrescenta.

Publicidade

A 2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí começa nesta segunda-feira, 9, às 10h, com a palestra “Técnicas de Relaxamento e Respiração para Músicos”, ministrada pela professora Ana Maria de Souza.

Às 15 horas, será realizado o recital Duo Voz e Violão, com Flora Reyes (voz) e João Henrique Munhoz (violão). O duo apresenta obras do repertório clássico e popular, com as peças “Preludio e Courante” (Suite 1, BWV 1007, Johann Sebastian Bach), “Estudos 1 e 8” (Heitor Villa-Lobos) e “Senhorinha” (Guinga).

Logo em seguida, às 16h, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz um concerto com “Sechskleine Duette nº 2, op 34” (Ferdinando Carulli), “Sinfonia nº 40, KV 550 – 1º movimento” (Wolfgang Amadeus Mozart), “Estampas 1, 2 e 8” (Fererico Moreno Torroba), “Serenata para Dilermando Reis” (Geraldo Ribeiro), “Canta, Canta Mais” (Tom Jobim) e “Abertura de ‘O Barbeiro de Sevilha’” (Gioachino Rossini). A coordenação é do professor Edson Lopes.

Na terça-feira, 10, às 10h, a professora Angela Muner ministra master class de violão. Considerada uma das intérpretes de maior destaque no cenário violonístico brasileiro, ela atua como solista, camerista e em parceria com outros músicos renomados.

Bacharel em instrumento, obteve o “Licentiate in Guitar Performance” pelo Trinity College of Music de Londres e integra o corpo docente do Conservatório de Tatuí.

Mais tarde, às 16h, o Coral Infantil e a Orquestra Infantojuvenil de Violões do Conservatório de Tatuí apresentam o recital “Ciranda da Bicharada”. Composta por Elvira Drummond, a suíte reúne cantigas folclóricas que trazem animais como tema. A autora agrega as canções em forma de pot-pourri, articulando em uma só performance várias canções que focalizam o mesmo animal. O trabalho traz músicas que tratam de pássaros, peixes e sapos. Elvira Drummond é educadora musical, compositora e, atualmente, professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE). As professoras responsáveis por esse recital são Ester Freire (coral), Ana Maria de Souza e Josiane Gonçalves (orquestra de violões).

A programação segue às 18h, com recital do Quarteto Abayomi, formado pelos violonistas Gabriele Leite, Guilherme Sparrapan, Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves.

Vencedor do Mapa Cultural Paulista (edição 2009/2010), categoria música instrumental, o grupo pesquisa e divulga a música folclórica e urbana brasileira a partir do começo do século 20.

O repertório inclui “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga), “Odeon” (Ernesto Nazareth), “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim), “Tic Tac do meu Coração” (Alcyr Pires e Walfrido Silva), “Bandolada” e “Amigos” (Geraldo Vespar), “Los Paraguas de Buenos Aires” (Astos Piazzolla), “Perfidia” (Alberto Dominguez) e “Delicado / Vê se Gostas / Cinema Mudo / Brasileirinho” (Waldir Azevedo).

Na quarta-feira, 11, às 17h, tem recital com o Duo Favoriti, formado pelas professoras do Conservatório Patrícia Nogueira e Dagma Eid. Logo depois, às 18h, outro recital, com o Trio Ktrions, formado pelos violonistas Ricardo Grion, André Grion e Francisco Vidal.

Na quinta-feira, 12, a programação começa com a palestra “Aulas Coletivas e arranjos para Grupos de Violões”, ministrada pela professora Josiane Gonçalves.

Às 16h, mais um recital, com os violonistas Pedro Barra e Rafael Santos, alunos do curso de violão clássico do Conservatório. E às 18h, recital com o professor Edson Lopes, formado pelo Conservatório de Tatuí, com título de “Licentiate in Guitar Performance” pelo Trinity College of Music de Londres e premiado em diversos concursos nacionais e internacionais.

Para encerrar a 2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí, na sexta-feira, 13, às 10h, o violonista Guilherme Sparrapan ministra a palestra “Princípios para Arranjos de Violão – Solo, Duo e outras Formações”. Às 16h, recital com o violonista Thiago Leite e, às 18h, recital com o violonista Paulo Martelli. A programação completa pode ser conferida no site www.conservatoriodetatui.org.br/programacao 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome