Conservatório fará ‘intensivão’ com aula sobre viola caipira

584
Zeca Collares, professor do curso de viola caipira (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí participa, na próxima terça-feira, 25, do “Intensivão #Cultura Em Casa”. A aula ao vivo (live) terá como tema “Cultura Popular e a Viola Caipira” e será ministrada por Marcus Held, professor do curso de viola caipira na instituição. A transmissão será às 17h e pode ser acompanhada gratuitamente pelo site www.culturaemcasa.com.br.

“Esta será uma aula lúdica e dirigida ao público em geral – pessoas com e sem noções teóricas musicais. Será uma aula abrangente sobre a viola caipira e sua ligação com o universo popular dos ‘causos’ e das lendas, como as diversas afinações da Viola e sua relação com os pactos profanos e sagrados”, comenta Zeca Collares.

“A música caipira é uma síntese de elementos cultural/musical do colonizador português, do africano, do índio, dos colonos emigrados de países do mundo inteiro. E isso deu a ela traços como o suingue, a diversidade rítmica, o que fez com que ela tivesse característica própria, a cara do nosso povo. Por isso, a necessidade, da valorização, do estímulo, da fomentação, da democratização para que esse patrimônio tenha continuidade”, acrescenta.

Com mais de 25 anos atuando como músico profissional e mais de 30 anos como professor, Zeca atua no Conservatório desde 2018, quando a Abaçaí Cultura e Arte incluiu o curso de viola caipira na grade de habilitações da instituição.

Músico, compositor, instrumentista e professor, é bacharel em cinema, possui longa trajetória com a música regional brasileira e sete discos lançados, além de vários prêmios e de ter realizado shows no Brasil e na Europa.

Publicidade

#CulturaEmCasa

O projeto #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, criado no primeiro semestre deste ano após a suspensão das atividades de seus equipamentos culturais, em decorrência da pandemia de Covid-19.

A campanha tem como principal objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e oferta gratuita de conteúdos virtuais produzidos pelas instituições, corpos artísticos e programas culturais mantidos pelo Estado.

A plataforma (www.culturaemcasa.com.br) disponibiliza materiais diversos, que incluem shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e aulas.

A área “Intensivão” traz aulas e debates todas as terças e quintas, que podem ser acompanhadas ao vivo, às 17h, ou ser acessadas posteriormente pelo site.

O Conservatório contribui ativamente com o projeto, por meio de vídeos publicados regularmente na plataforma e, também, em suas redes sociais. As gravações são feitas por professores da instituição, que apresentam miniaulas, dicas de estudo, interpretação de texto e outras curiosidades sobre o universo da música e das artes cênicas.

Publicidade