Conservatório de Tatuí homenageia mestres Del Fiol e José dos Santos

João Del Fiol e José dos Santos, que marcaram a história do CDMCC (foto: AI Conservatório)

O Conservatório de Tatuí homenageia mais dois professores que marcaram a história de 65 anos da escola: João Del Fiol e José dos Santos. Eles são homenageados com o concerto da Orquestra de Cordas Infantil e Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório, que se apresentam neste sábado, 5, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. A entrada é gratuita.

Reverenciado pela sociedade tatuiana, o violoncelista João Del Fiol teve papel fundamental na criação do Conservatório de Tatuí. Conta-se que, em 1950, o deputado Narciso Pieroni visitou a cidade e ficou encantado com a apresentação do conjunto musical coordenado por Del Fiol.

Ao receber os cumprimentos, o professor teria feito o político prometer que criaria em Tatuí a primeira escola pública de música do estado de São Paulo. Naquela mesma noite, um grupo de intelectuais se reuniu no bar do Hotel Del Fiol e redigiu o esboço do projeto, que foi apresentado à Assembleia Legislativa em dezembro de 1950 e sancionado pelo governador Lucas Nogueira Garcez em abril de 1951. A escola foi inaugurada em 11 de agosto de 1954.

Nascido em Tatuí, João Del Fiol era autodidata e dedicou a vida à música. Com a inauguração do Conservatório, tornou-se professor da escola, onde lecionou até quase o final da vida.

Abandonou as aulas aos 90 anos, em função de problemas de saúde, mas confessou, entre amigos, que sentia muita falta do contato com os jovens músicos. É lembrado e admirado não somente pelo talento, mas pelo carinho que dispensava aos alunos. Del Fiol faleceu em 3 de dezembro do ano 2000, aos 92 anos.

Já o professor José dos Santos iniciou os estudos de música em grupo de canto coral, com Nacif Farah, em 1948. Posteriormente, estudou com grandes nomes da música, em São Paulo.

De volta a Tatuí, em 1960, tornou-se professor efetivo de música da escola “Barão de Suruí”, onde deu continuidade ao trabalho do professor Nacif Farah.

Atuou durante muitos anos como professor de violino e viola do Conservatório de Tatuí. Nesse período, uniu o orfeão da escola “Barão” à Orquestra do Conservatório em inúmeras apresentações, que marcaram época. Ele faleceu no último dia 14 de agosto.

Em homenagem aos dois, o Conservatório realiza neste sábado o concerto das Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil. A Orquestra Infantil apresentará “Folk Song” (tradicional), “Canzonetta” (Old Melody), “Galop” (Carl Ganschals), “Ciranda”, “Clarão da Lua” e “Old MacDonald” (tradicionais), “Tom-Tom-Tomahawk” (Sheila M. Nelson) e “Dragonhunter” (Richard Meyer) – com apresentação do solista Isaque Almeida (oboé).

A Orquestra Infantojuvenil interpretará “9ª Sinfonia – Melodia” (Ludwig van Beethoven), “Meditation” (Heinrich Isaak), “Contemplation” (Heinrich Lichner), “Bourrée & Minuet” (Henry Purcell), “A Joyful Round” (Luigi Cherubini) e “Minueto – do Quarteto de Cordas op. 76, nº 1” (Joseph Haydn). Os professores responsáveis são Ana Lúcia Leite e Adriano Contó.

O concerto encerra a programação da 3ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 do Conservatório de Tatuí, que começou em 30 de setembro e reuniu apresentações de 16 grupos pedagógicos mantidos pela instituição.