Conservatório de Tatuí homenageia ex-diretores e professores da escola

Concertos integram programação de aniversário e têm entrada gratuita

552
Concerto da Big Band homenageará o maestro Antonio Carlos Neves Campos (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório de Tatuí realiza, nesta semana, três concertos em homenagem a ex-diretores e professores da instituição. Os eventos integram a programação especial de aniversário de 65 anos da escola de música e têm entrada gratuita.

O primeiro a se apresentar é o Coro do Conservatório de Tatuí, que sobe ao palco do teatro “Procópio Ferreira” nesta quarta-feira, 28, às 20h, para homenagear as professoras Angelina Ragazzi e Regina Orsi.

Angelina Merope Anna Colombo Ragazzi nasceu em 3 de maio de 1931, em São Paulo. Iniciou a jornada musical ainda pequena, tendo como primeiro mestre o pai, Sulpizio Colombo, que foi cantor lírico no Scala de Milão.

Ela foi docente no Conservatório de Tatuí por 25 anos, formando diversos alunos que atuam no Brasil e no exterior. Faleceu em 15 de julho de 2016.

A professora Regina Orsi formou-se em piano no Conservatório de Tatuí, onde leciona até os dias de hoje. De 1989 a 2009, foi coordenadora da área de música de câmara, tendo participado como professora nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão – Núcleo Tatuí, em 1993, 1994 e 1998. Além de receber a homenagem, a professora Regina Orsi participará do concerto ao piano.

Publicidade

Na quinta-feira, 29, às 20h, a Big Band do Conservatório de Tatuí faz concerto em homenagem ao maestro Antonio Carlos Neves Campos, que foi diretor da instituição por quase 25 anos ininterruptos.

Neves se formou em piano clássico pelo Conservatório de Tatuí em 1964. Em 1966, venceu o Concurso Regional de Piano em Massena (EUA), concluindo formação básica na Potsdam Central School, em Nova York.

Estudou ainda com Arthur Frackenpohl e Raymond Schinner. Foi maestro e arranjador de renomados grupos e cantores. Como diretor do Conservatório de 1984 a 2007, escreveu inúmeros arranjos para os grupos artísticos e pedagógicos da instituição e também para outras orquestras pelo país, além de ter sido coordenador geral de várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

“O Maestro Neves contagiava todos com seu bom humor, com sua inteligência, e como dizemos no meio musical, com sua caneta. Escreveu arranjos que, de longe, já se sabia de quem eram. Ao ouvir os primeiros acordes, com facilidade, já se identificava o arranjador. É com muita honra que, para este concerto, selecionamos alguns de seus mais belos arranjos”, comenta o coordenador da Big Band, Cláudio Sampaio “Cambé” por meio de nota à imprensa.

Já no sábado, 31, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará homenagem ao professor José Coelho de Almeida. Nascido em Tatuí, iniciou os estudos de música na Escola Estadual “Barão de Suruí”, em 1948, formando-se em flauta em 1957, no Conservatório de Tatuí, onde seria diretor de 1968 a 1983.

Conforme a assessoria de comunicação da escola, foi na administração de Almeida que a instituição dobrou o número de alunos, conseguiu uma doação expressiva de instrumentos e conquistou o título de “maior escola de música da América Latina”. O professor não só será homenageado, como subirá ao palco para reger a Banda Sinfônica.

Publicidade