Conservatório abre inscrições para o Curso Livre de Teatro para Crianças

Aulas serão aos sábados, sob orientação da professora e atriz Dalila Ribeiro

305
Podem participar crianças com idade entre 9 e 12 anos (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí abre inscrições nesta segunda-feira, 27, para o Curso Livre de Teatro para Crianças, destinado a pequenos com idade entre 9 e 12 anos. São oferecidas 30 vagas.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 14h às 17h, sob a orientação da atriz e professora Dalila Ribeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, até as 18h do dia 7 de fevereiro.

Lançado no segundo semestre de 2019, o curso oferece uma introdução lúdica ao mundo do teatro e apresenta aos alunos, por meio de brincadeiras e jogos teatrais, as principais técnicas desenvolvidas na produção e encenação de um espetáculo.

De acordo com a coordenadora da área de artes cênicas do Conservatório, Fernanda Mendes, “o curso de teatro traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, pois trabalha a expressão corporal e emocional, o uso da linguagem verbal e não verbal, além de ajudar a criança a vencer a timidez e a desenvolver a própria criatividade”.

“Por meio dos jogos teatrais e da elaboração de personagens, o aluno consegue expor melhor o que pensa e sente. A criança fica mais espontânea e confiante. O fazer teatral também promove um resgate do ‘faz de conta’ e das brincadeiras coletivas. No palco, nas peças teatrais, ela tem a liberdade de ser quem e o que ela quiser. É uma liberdade orientada pelo professor, evidentemente, mas é mágico”, comenta.

Publicidade

A professora Dalila é atriz, diretora, maquiadora e docente, formada em artes plásticas e pós-graduada em psicopedagogia pela Asseta – Faculdades de Tatuí. Iniciou os estudos de teatro em 1991, no curso de formação de atores ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro, no próprio Conservatório.

Participou de cursos com vários profissionais de teatro, entre os quais, destacam-se Augusto Boal, Roberto Gil Camargo, Edu Silva, Semi Lutfi, Alberto Gaus, Robert Francis Mc”Crea e Zé Renato.

Dos trabalhos que realizou como atriz, destacam-se “Paixão Segundo Nelson Rodrigues” (1992) “Édipo Rei” (1995/1996), “Santa Joaninha” (1998), “O Desconhecido” (1999/2000) e “Rosa de Cabriúna” (2011), entre outros.

Foi premiada como atriz coadjuvante nas peças “O Desconhecido”, “Santa Joaninha” e “Édipo Rei” e como melhor atriz em “Rosa de Cabriúna”. Entre os trabalhos como diretora, destacam-se: “A Gata Borralheira” (1998), “Dois Corações e Quatro Segredos” (2015) e “O Menino que Virou História” (2016).

Atualmente, integra a equipe técnica e artística da área de artes cênicas do Conservatório, onde ministra a oficina de maquiagem teatral e prática teatral e montagem no curso de teatro juvenil, além de ser professora e criadora da disciplina “jogos teatrais para músicos”.

As inscrições para o Curso Livre de Teatro para Crianças podem ser feitas gratuitamente pelo site: www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É importante ler o regulamento completo e preencher corretamente a ficha de inscrição.

A seleção dos candidatos inscritos será feita por sorteio, a ser agendado após o encerramento das inscrições. Os sorteados serão convocados para efetivar a matrícula em data a ser definida, mediante uma taxa única de R$ 100. O curso é gratuito e não tem mensalidade.

De acordo com o regulamento, é de inteira responsabilidade dos candidatos, pais ou responsáveis acompanhar, pelo site da instituição ou nos murais da secretaria escolar, todos os comunicados, avisos e convocações referentes ao processo seletivo.

Publicidade