Conservatório abre inscrições ao XXVI Festival de Teatro

164
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova





AI Conservatório de Tatuí

Espetáculo ‘Agora Era Tarde…’ levou prêmio de melhor sonoplastia em 2012

 

O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas ao XXVI Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). O evento, anunciado como “o mais longevo do Estado de São Paulo”, será realizado de 13 a 18 de outubro em Tatuí, sempre com espetáculos e aulas técnicas gratuitas.

Podem participar do festival, todas as escolas estaduais, municipais e particulares, de ensino fundamental, médio, técnico, superior ou livres, sediadas no Estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de setembro.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Para se inscrever, as escolas devem preencher ficha disponível no site conservatoriodetatui.org.br/fetesp e enviá-la, juntamente com outros documentos pelos Correios ao Conservatório. O envelope deve conter os seguintes dados: para Conservatório de Tatuí, 26º Fetesp, e ser enviado para a rua São Bento, 415, no centro, com o CEP (código de endereçamento postal) 18270-820.

A seleção dos espetáculos será feita por uma comissão designada pela diretoria do Conservatório de Tatuí, entre os professores da área de artes cênicas da mesma instituição. Serão selecionados oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, estando os mesmos selecionados divididos em duas categorias.

Uma delas é a “Escola de Teatro”, para a qual serão selecionados quatro espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. Outra categoria é a “Teatro na Escola”, para a qual serão selecionados quatro espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior, exceto os ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas.

Essa última, é competitiva. Um corpo de jurados, designado pela direção do Conservatório de Tatuí, promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e outorgará, em forma de troféus, os prêmios. São eles: melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação.

De acordo com o regulamento, os jurados podem outorgar prêmios especiais, se julgarem necessário. Cada grupo selecionado receberá a importância de R$ 2.000 a título de prêmio pela participação no festival estudantil.

A categoria “Escola de Teatro” não é competitiva. Por conta disso, o corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório a ser encaminhado ao grupo.

O Festival

O 26º Fetesp é um evento cultural realizado pelo governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos”. Ele é oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982.

Entre seus objetivos, estão: estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes do Estado de São Paulo; promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos teatrais nas escolas.

O festival tem como focos, ainda, divulgar as artes cênicas e incentivar o estudo do teatro, de sua história, dramaturgia e teoria, visando “uma sadia formação cultural e profissional”.

Segundo Carlos Ribeiro, coordenador do festival e do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, além dos espetáculos selecionados, serão apresentadas peças convidadas.

“Teremos aulas técnicas e oficinas ministradas em parceria com a ‘SP Escola de Teatro’, além de um espetáculo especial convidado, no encerramento. Outra atração é a Mostra Paralela, que será realizada na Sala Preta do setor de artes cênicas”, destacou.


Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia