Confirmado fim de construção de ponte entre Rosa Garcia 1 e 2





Arquivo o Progresso

Viaduto de ligação representa nova rota para moradores de dois bairros que querem evitar Teófilo A. Gama

 

O viaduto de ligação entre os bairros Rosa Garcia 1 e 2 teve conclusão confirmada nesta segunda-feira, 11, pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Entretanto, a obra ainda não tem data definida para inauguração.

Até o fechamento desta edição (terça, 17h), o Departamento de Comunicação e Gestão Estratégica estava decidindo a data da solenidade.

Na semana passada, o vereador Jorge Sidnei Rodrigues da Costa (PMDB), líder do prefeito na Câmara, havia divulgado que o Executivo a entregaria nesta sexta-feira, 15.

“Justamente por ser um feriado, estamos verificando o melhor dia”, comentou o prefeito. Conforme Manu, o departamento deve divulgar, hoje, se fará a solenidade nesta quinta-feira, 14, ou em uma dia da semana que vem. “Também poderemos realizar neste final de semana”, especulou.

Construído pela Arcos Engenharia e Construções Civis Ltda., empresa vencedora da concorrência pública 003/2012, o viaduto atende a demanda de anos por parte dos moradores dos bairros. Ele é apontado como uma das principais soluções para redução do fluxo de veículos na rua Teófilo Andrade Gama.

De acordo com Jorge Sidnei, apesar de não inaugurado oficialmente, o dispositivo já está sendo utilizado pela população. O parlamentar disse que todas as ruas paralelas e perpendiculares ao viaduto passaram por recuperação.

Segundo ele, a Prefeitura determinou o tapamento de buracos e limpeza de terrenos que ficam próximo ao entorno da obra viária. “Aquela região está revigorada”, falou, durante debate de requerimentos na ordinária do dia 5.

Jorge Sidnei destacou, ainda, que o viaduto representa “economia de tempo e de dinheiro” aos moradores dos dois bairros. O parlamentar sustentou que as pessoas que transitam entre uma localidade e outra terão “maior facilidade”.

A conclusão – e a liberação – do acesso dependia de obra a ser realizada por empreiteira. Segundo informou em junho deste ano, o Executivo aguardava cumprimento de um acordo com a empresa Sanson para inaugurar a obra.

A empreiteira realizou a pavimentação da ponte e da rua que deu seguimento ao acesso e permite o trânsito de veículos e pedestres. Segundo Manu, a Sanson deu início a processo de loteamento de uma área no entorno do viaduto e havia se comprometido a realizar as obras de melhorias.

Orçado em R$ 1,4 milhão, o dispositivo tinha inauguração aguardada para fevereiro deste ano. Em junho, Manu afirmou que não havia prazo para entrega, uma vez que a Prefeitura dependia das melhorias para concluir o viaduto.

Anunciada em dezembro de 2011 e iniciada em julho de 2012, a obra liga os bairros por meio de ponte que permite a transposição da linha férrea. A construção teve início anunciado no dia 5 de julho do ano passado.

No total, cinco empresas participaram da concorrência pública para escolha da empreiteira. Na ocasião, a Arcos ofereceu o menor preço, fechando contrato no valor de R$ 1,445 milhão.

Conforme havia informado o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo em dezembro de 2011, o Executivo tinha aproximadamente R$ 1,6 milhão disponível para aplicar no dispositivo.

O dinheiro é proveniente de convênio formalizado pela Prefeitura com a Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento do Estado de São Paulo, por meio do programa “Via SP”, que possibilita o financiamento de obras viárias.

O prazo de execução do dispositivo era de 180 dias (seis meses). A obra teve construção em etapa única, com execução da então Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (atual Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura).

Durante a etapa de execução, o Executivo não precisou realizar a interdição do trecho. A construção não impediu a circulação de moradores pelo local, nem interrompeu o funcionamento da linha ferroviária que corta os dois bairros.

O projeto inicial do viaduto havia sido elaborado por engenheiros da Prefeitura. Os profissionais concluíram o projeto básico da obra. Na segunda etapa, a Prefeitura contratou empresa especializada para fazer o projeto de execução. A ponte que interliga os bairros tem 30 metros de comprimento.

A obra teve construção sobre os trilhos da ALL (América Latina Logística), antiga Fepasa (Ferrovia Paulista S. A.), e poderá fazer parte do futuro anel viário.

De acordo com a Prefeitura, a ponte representará outra opção de acesso à parte sudoeste da cidade e será responsável por “desafogar” o trânsito no entorno dos bairros e das localidades próximas: Boqueirão e Jardim Santa Rita de Cássia.

Com o viaduto, o Executivo espera oferecer mais um “acesso rápido” aos moradores daquela região para a “parte alta da cidade”. Quem utilizar o futuro dispositivo terá acesso direto ao bairro Santa Cruz e às rodovias Antônio Romano Schincariol (SP-127) e Gladys Bernardes Minhoto (SP-129)