Confirmada realização da 5ª edição da ‘Copa Kazuo Suga’

Evento em junho será o primeiro como homenagem póstuma

Bruno Santi e o sensei Kazuo Suga (falecido) que dá nome a evento

O sensei Bruno Santi confirmou, na tarde de quinta-feira, 4, a realização da quinta edição da Copa de Judô “Professor Kazuo Suga”. Ela acontecerá em junho, no Clube de Campo, representando a primeira homenagem póstuma ao desportista que dá nome à competição. Suga é considerado o “mentor do judô” na cidade.

Entre os anos 90 e 2000, atuou como professor em diversos locais, com o campestre, a Associação Atlética XI de Agosto e o Sesi (Serviço Social da Indústria). Suga também deu aulas de judô na Prefeitura, atuando por meio do DME (Departamento Municipal de Esportes). O mestre faleceu em 20 de agosto do ano passado.

Kazuo Suga nasceu no dia 18 de novembro de 1938, na cidade de Bilac, em São Paulo. Ele teve como sensei o mestre Nobuo Suga e recebeu em 2013 homenagem prestada por Santi. O discípulo explicou que resolveu fazer a honraria em vida.

Aluno de Suga desde 1990, Santi decidiu promover um evento voltado para a prática do judô. O evento é realizado anualmente e, em 2017, acontece no dia 11 de junho.

A copa é disputada em várias categorias, com atletas de várias idades. Recebe inscritos que competirão desde a sub-09 até a categoria adulta. “Como diferencial também temos as categorias máster e absoluta”, explicou Santi.

Atualmente, a Copa Kazuo Suga é organizada pela Academia Judô na Faixa, pela qual Santi é o responsável. O torneio também recebe contribuições para acontecer da sensei Lucila Luz, Prefeitura e do Clube de Campo.

Em 2015, a organização registrou recorde de participantes. Na ocasião, 650 atletas participaram das disputas, resultando em títulos para a equipe do idealizador. Os judocas da academia faturaram a copa nos anos de 2014, 2015 e de 2016. O título da primeira edição ficou com a Associação Itapevense de Judô.

Conforme a organização, o diferencial da copa é que, além das academias da região, ela reúne judocas de varias regiões da federação paulista. Em 2015, por exemplo, o evento chegou a ter mais de 35 entidades 6 delegacias regionais diferentes.

Para este ano, Santi adiantou que espera bater o recorde de participantes. Segundo o sensei, além das cidades da região, a organização busca atletas de municípios, como: Piracicaba, Botucatu, Avaré, Bauru, Mauá, Santos, Jundiaí.

Também são aguardados atletas que treinam em varias academias da capital. Entre elas, estão equipes do Palmeiras, São Paulo, Projeto Budo, Instituto Ishii.