Concurso Interno de Violão Clássico faz homenagem a Pedro Cameron

Mais de 40 alunos participam do evento, que tem audições na sexta-feira

298
Evento homenagea o professor e compositor Pedro Cameron (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

O Conservatório realiza na sexta-feira, 11, o 7º Concurso Interno de Violão Clássico – neste ano, em homenagem ao professor e compositor Pedro Cameron. Mais de 40 alunos participam do concurso, que terá audições durante todo o dia no auditório da Unidade 2, à rua São Bento, 808. A entrada é franca.

A divulgação dos vencedores será às 18h e, logo depois, haverá recital com o violonista convidado Gustavo Costa. Todas as atividades são abertas ao público e têm entrada gratuita.

Conforme a assessoria de comunicação da instituição, o Concurso Interno de Violão foi criado “para promover intercâmbio entre estudantes e professores, estimular a pesquisa e o estudo de repertório específico, a participação dos alunos em apresentações públicas e relevar novos talentos”.

Cada edição homenageia um músico consagrado do cenário violonístico e os alunos inscritos disputam a melhor interpretação das obras selecionadas.

De acordo com a professora responsável, Juliana Oliveira, o 7º Concurso homenageia o compositor Pedro Cameron, que foi o segundo professor de violão contratado pelo Conservatório de Tatuí.

Publicidade

“O evento homenageia também o Curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí, que completa 50 anos em 2019”, acrescenta Juliana, por meio de nota à imprensa.

O concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o nível de aperfeiçoamento técnico dos alunos. Os estudantes inscritos devem apresentar uma obra de Pedro Cameron predeterminada em regulamento e uma segunda peça, de livre escolha.

As peças obrigatórias são “Baixo Cantante” (categoria infantil – crianças de até 12 anos), “Ternura” (categoria I – nível básico), “Prelúdio em Ré Maior” (categoria II – nível intermediário) e “Contemplação” (categoria III – nível avançado).

Segundo o regulamento, a apresentação dos concorrentes começa às 8h e segue a ordem alfabética, com audições durante todo o dia. A banca examinadora será composta por Pedro Cameron, Gilson Antunes (Unicamp) e Gustavo Costa (USP). O resultado do concurso será anunciado às 18h.

Os vencedores de todas as categorias receberão CDs da Guitar Coop. Os vencedores da categoria II ganharão um apoio para o pé e uma estante da Loja Perin. Vencedores das categorias I, II e III receberão cordas de violão da marca D’Addario.

O primeiro colocado da categoria III ganhará 100% de bolsa de estudos do Seminário Fábio Lima e também será premiado com um violão (modelo Bouchet, com armrest e estojo) produzido e oferecido pelo luthier Jorge Menezes.

O 7º Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí termina com um recital do violonista convidado Gustavo Costa, apresentando obras em violões de oito e seis cordas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome