Concurso interno da GCM promove mais de 80 agentes no 1º semestre

Certame é homologado pela prefeita em cerimônia no paço municipal

675
Concurso interno homologado permite reclassificação funcional de 87 guardas civis (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Siltec
Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo homologou na quarta-feira da semana passada, 8, o processo seletivo interno da Guarda Civil Municipal. Neste primeiro momento, 87 guardas civis municipais serão promovidos dentro do órgão de segurança.

Estiveram presentes na assinatura, que aconteceu no paço municipal, o comandante da corporação, Antonino José Rodrigues da Costa, e o subcomandante, Marcos Roberto Rodrigues dos Santos.

A promoção faz parte do plano de carreira da GCM, aprovado em 2018, após discussões e revisões em conjunto, envolvendo prefeitura, guardas civis e vereadores. Conforme ressaltado pela prefeitura, Tatuí é a primeira GCM da região a contar com este benefício.

À época, a prefeita destacou que, “com o plano de carreira da GCM em vigor, o crescimento funcional do Guarda será por merecimento. Vamos abolir de vez as condições para que sejam feitas as chamadas indicações políticas. Tudo de forma transparente “.

Com a homologação do concurso interno, 28 guardas civis receberão promoção para segunda classe; 38 guardas civis passarão para primeira classe; 11 novos guardas civis farão parte da classe distinta; cinco guardas serão promovidos a subinspetores e cinco guardas para inspetores.

Publicidade
Siltec

O secretário de governo, coronel PM Miguel Ângelo de Campos – que aguarda aprovação da reestruturação das secretarias pela Câmara Municipal para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública – destacou que a medida era necessária e aguardada pelos agentes.

Os guardas estavam há algum tempo sem alteração no estatuto e sem nenhuma promoção. Foi criado um compromisso da prefeita em relação à valorização da GCM e, agora, com a homologação do concurso, ela tem este compromisso concretizado”, declarou Campos.

Conforme ele, a solenidade de promoção dos agentes deve acontecer até o final de fevereiro – mês em que se comemora o aniversário da GCM de Tatuí –, em cerimônia a ser agendada. No evento, ainda deve ser realizada a entrega das quatro novas viaturas adesivadas e preparadas para as atividades do programa Patrulha da Paz.

“Todo o profissional tem aspiração de ser promovido, e na Guarda Municipal não é diferente, pois isso significa reconhecimento pelo trabalho, valorização profissional e, ainda, o retorno financeiro para os que buscam a promoção”, completou o secretário.

Campos ainda salientou que a promoção dentro da carreira pode influenciar de forma positiva nos índices de criminalidade. Para ele, o reconhecimento por meio do plano de carreira incentiva os agentes.

“O profissional que trabalha na área de segurança já é um abnegado, tem que ter dom e vocação para trabalhar com isso. Agora, não tenham dúvida de que isso vai refletir de maneira positiva nos trabalhos da GCM, pois trabalhar em uma cidade em que a prefeita tem este reconhecimento é incentivador”, finalizou.

Publicidade
Siltec