Concurso de Natal recebe até outubro desenhos e redações





O jornal O Progresso recebe, até o fim do mês que vem, desenhos e redações para disputa do “Concurso Artístico e Literário de Natal”. O certame é aberto a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade e extensivo a alunos da Escola de Educação Especial “Wanderley Bocchi”.

A comissão organizadora definiu no regulamento entregue às unidades de ensino o dia 31 de outubro como último prazo para o recebimento dos trabalhos. Os premiados receberão R$ 250, cada um, entregues pelos patrocinadores.

Podem participar alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os trabalhos devem ser entregues na redação do bissemanário, à praça Adelaide Guedes, 145, no centro. O envio deve ser feito em horário comercial pelos alunos, responsáveis, coordenadores e representantes das escolas convidadas.

Neste ano, a comissão convocou 51 unidades de ensino para integrar o certame. A entrega dos convites aconteceu no fim do mês passado, com as instruções para participação.

Em 2015, o “Concurso Artístico e Literário de Natal” propõe, novamente, tema específico. Desta maneira, o bissemanário procura estimular a originalidade dos trabalhos. Assim, como no ano passado, os desenhos e redações devem partir do tema “Um Natal em Tatuí”.

Realizado anualmente, o concurso conta com patrocínio do comércio local e visa incentivar e divulgar o talento artístico e literário de crianças e adolescentes.

Os interessados podem produzir até um desenho e uma redação, desde que respeitando o tema proposto. Na primeira modalidade, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite tamanho A4 (21 cm X 29 cm), em qualquer estilo artístico, desde que obedecendo ao tema. Na segunda, não há exigências prévias.

No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, deverão constar os seguintes dados: nome completo do aluno, idade, ano correto em que o aluno estuda (1o ao 9o ano), além do endereço completo e telefone, bem como o nome da escola e do professor. A coordenação destaca que, em caso de ausência destas informações, o trabalho será automaticamente desclassificado.

Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagens, por dificultar a reprodução. Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 2.500 distribuídos a alunos da escola mantida pela Apae (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais), e aos vencedores de grupos formados por anos do ensino fundamental.

Os três melhores trabalhos de cada categoria, bem como as escolas nas quais os autores estudam, serão publicados na edição especial de O Progresso, que circulará em 25 de dezembro.

A comissão julgadora irá analisar, principalmente, a criatividade e a originalidade dos trabalhos a partir do tema proposto, descartando aqueles que entenderem se tratar de cópias. Os alunos premiados, bem como as escolas onde estudam, serão contatados pela redação de O Progresso, sendo que as entregas dos prêmios ocorrerão nos estabelecimentos comerciais patrocinadores.

Os jurados da nova edição do certame devem ser contatados pela comissão organizadora nos próximos dias. O corpo é formado por profissionais renomados, em suas respectivas áreas (literária e artes plásticas). O julgamento acontece após a divisão dos trabalhos, que completam grupos de anos.

Ao todo, dez pessoas comporão a comissão julgadora. Oito delas analisarão os trabalhos do ensino fundamental (concorrentes entre o 1º, 2º e 3º ano; 4º e 5º ano; 6º e 7º ano; e 8º e 9º ano). As outras duas se encarregarão de escolher o vencedor entre os alunos atendidos pela Apae, que concorrem em categoria especial.