Concerto abre temporada de apresentações de ‘Percussão’





O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz o concerto de abertura de temporada artística nesta quarta-feira, 6. A apresentação será a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, sob coordenação de Luis Marcos Caldana e com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

Para a primeira apresentação deste ano, o coordenador selecionou peças clássicas e contemporâneas do repertório para percussão sinfônica. O concerto será aberto por “Cage”, peça de Fernando Iazzetta composta para o duo “Con-Texto” em novembro de 1991.

Na sequencia, é a vez de “Blue Rhythm Quintet”, de Anthony Korf, obra composta em 1972 e dedicada ao baterista Gene Krupa. Este utiliza basicamente instrumentos de pele (membranas) e de metais (gongo, pratos, cowbell).

No mesmo concerto, o grupo apresenta, de Christopher Rouse, a obra “Ogun Badagris”, composta em 1976 e baseada em padrões rítmicos do Haiti (Juba Dance). “A peça descreve vários aspectos de um ritual como sacrifício, dança erótica”, explica Caldana.

O concerto ainda conta com obra de Osvaldo Lacerda (“Três Miniaturas Brasileiras”, dando ênfase a ritmos brasileiros) e de Ney Rosauro (“Mensagem a um Amigo”, duo de vibrafone e marimba).

Também será apresentada, de Steve Reich, “Música para Peças de Madeira”, composição minimalista na qual a clave é o metrônomo e a primeira voz dita o padrão rítmico seguida por complementação de três vozes.

Encerra a apresentação a obra “Conversation”, de Toshio Mashima, peça composta em 1988 para dez percussionistas divididos em dois grupos de cinco.

“Durante a performance, como o próprio título diz, os grupos conversam musicalmente, passando por movimentos interligados: prólogo, monólogo e epílogo”, destaca o coordenador.

Integram a apresentação os professores Agnaldo Silva e Luis Marcos Caldana, e os músicos convidados Ana Luiza Cassarotte, Andreza Vieira, Bruno Andrade, Guilherme Correa, Jeferson Henrique de Oliveira, Jônatas Campos, Leonardo de Souza Pedro, Pâmela Simões e Renan Dias.