Comtur recebe exemplares de novo guia turí­stico e gastronômico local





“Essa é mais uma conquista para o município e que serve de referência para o turismo”. A avaliação do presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano, diz respeito ao guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, lançado pelo jornal O Progresso.

O material, composto por 48 páginas – todas coloridas – será distribuído aos assinantes do bissemanário a partir do próximo domingo, 14. Antes, o jornal cedeu exemplares ao conselho. Eles serão distribuídos a empresas do setor, conforme critério estabelecido pelo próprio Comtur.

Sugerido por Jorge Rizek, o guia é resultado da soma do trabalho de vários profissionais. O conteúdo em texto é assinado pela jornalista Deise Juliana de Oliveira Voigt, com diagramação e projeto gráfico de Erivelton de Morais e arte-final de Altair Vieira de Camargo. A edição ficou a cargo de Ivan Camargo.

A primeira edição do guia contou com apoio de anunciantes e chancela do Comtur. “O conselho enxerga qualquer iniciativa de divulgação do município como muito positiva. Esse guia veio em boa hora”, comentou o presidente. Graziano explicou que o material anterior estava “bastante desatualizado”.

O resultado será apresentado, oficialmente, na noite de segunda-feira, 8. Na data, haverá lançamento do material junto com a exposição “Ballroom”, no Centro Cultural Municipal.

A publicação mescla história do município, cita os pontos turísticos e apresenta uma lista de prestadores de serviços dos ramos de turismo e gastronomia.

Os classificados trazem nomes, endereços e contatos das empresas formais e não formalizadas, divididas por modalidades e publicadas gratuitamente.

Também estão presentes anúncios que dão evidência para os empreendedores. “É um formato diferente do que estamos acostumados e chama a atenção. Ele foi muito bem elaborado, diagramado, e não é algo que contenha muita poluição. As informações turísticas e culturais são precisas”, disse Graziano.

Por esses motivos, o presidente do Comtur entende que o guia é um material ideal a ser distribuído entre a população local e visitantes. “As pessoas que vivem aqui podem conhecer, efetivamente, suas atrações. Já o turista, ganha por ter uma referência fidedigna do que é o município”, avaliou.

Graziano classificou a publicação como “mais uma conquista” do conselho. Para ele, o projeto que nasceu da iniciativa privada representa uma continuidade do trabalho desenvolvido pelos membros do Comtur, apoiados por Rizek e pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

“Esse guia, com certeza, vem a somar ao bom trabalho que desenvolvemos”, disse ele. Para Graziano, a publicação também serve de incentivo para que outras empresas passem a acreditar mais no potencial turístico de Tatuí.

“Quem não participou neste ano, deve participar no próximo. Além disso, empresas que trabalham com turismo enxergarão esse projeto como muito positivo. Só pelo material e conteúdo, vemos que muitos vão buscar algo similar”, observou.

O projeto apresentado pelo jornal pode ser considerado inédito, também, do ponto de vista gráfico. Ele segue formato similar a materiais publicados por jornais de grande circulação, como a “Folha de S. Paulo”.

No calendário cultural e turístico, aborda o Carnaval, Festa de São Jorge, de São João do Bemfica, romaria ao Lar São Vicente de Paulo, Festa do Doce, Semana Paulo Setúbal, aniversário do município, Dia de Nossa Senhora da Conceição e Natal Musical.

Os textos explicam, ainda, a fama do município (de cidade dos doces caseiros, Capital da Música, Cidade Ternura e terra de Paulo Setúbal). Como destaque, por sua vez, estão os pontos turísticos do município e o “Circuito das Praças”.

O guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” contempla, também, o turismo de aventura, voltado a crianças e adultos.

Todo o conteúdo da publicação, além da versão impressa, estará disponível na internet, acessado pelo portal de O Progresso (www.oprogressodetatui.com.br), assim como as outras duas publicações especiais produzidas pelo jornal neste mês de aniversário da cidade: o tabloide literário “Paulo Setúbal” e o suplemento histórico.