Comtur foca prioridades turí­sticas do ano

 

A elaboração de uma cartilha educativa voltada a crianças, à capacitação de professores para trabalharem sobre os pontos turísticos, a iminente “elevação” de Tatuí como MIT (município de interesse turístico) e a tematização da cidade com criação de pórticos e sinalizações.

Os projetos realizados – e a realizar – pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) foram reapresentados aos membros em reunião na terça-feira, 7. O encontro, que costuma acontecer no Centro Cultural Municipal, ocorreu em endereço alternativo e caráter excepcional.

A diretoria do conselho convocou os membros para a apresentação das ações, explicação sobre a função da entidade e divulgação de prioridades turísticas no paço municipal, atendendo pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Por conta de compromissos anteriores, a prefeita solicitou que o encontro fosse feito na sala de reuniões do edifício “Professora Carolina Ribeiro”.

Na segunda reunião do ano – e da atual presidência –, o Comtur esteve representado pelo presidente Wagner Eduardo Graziano, pelo vice-presidente César Augusto de Araújo e pelo secretário João Carlos Vaz de Almeida.

Os dois primeiros compuseram a mesa de autoridades ao lado da prefeita, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

O Comtur tem reunião realizada em toda primeira terça-feira de cada mês. Em fevereiro, na ocasião do início dos trabalhos do ano e quando houve a eleição da nova diretoria (por aclamação), a prefeita não pôde estar presente.

Maria José foi apresentada oficialmente aos membros do órgão neste mês, quando conheceu o planejamento turístico do conselho para o ano.

No segundo evento, o presidente apresentou um resumo dos projetos criados pelo órgão. Entre eles, o que tornou o doce ABC (abóbora, batata-doce e cidra) patrimônio cultural gastronômico do município.

“Isso foi muito importante para os produtores de doces entenderem a importância do que fazem. Foi uma vitória, principalmente porque enalteceu os principais pontos gastronômicos da cidade”, argumentou Graziano.

A entidade também firmou parceria que envolveu a Prefeitura e o São Paulo Convention & Visitors Bureau. O acordo garantiu ao Comtur utilizar a logomarca da entidade, sem fins lucrativos, no Selo de Qualidade Turística, cedido para empresas que atendem requisitos de qualidade no atendimento aos turistas.

“Tatuí foi a primeira cidade a instituir um selo e que virou ‘case’ (estudo de caso) da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), na qual temos representante”, acentuou o vice-presidente do Comtur.

“É muito importante porque foi um projeto de longo prazo. Nossa ideia é capacitarmos os estabelecimentos, darmos condições para as empresas ligadas ao ramo turístico se prepararem para receber turistas e clientes”, adicionou Graziano.

O presidente também disse que o conselho desenvolveu e enviou, para a Câmara Municipal, o Plano de Desenvolvimento Turístico. O projeto já está aprovado. Ele prevê ações para um período de seis anos, terminando em 2022. “Foi o que propiciou a nós darmos entrada no MIT”, ressaltou.

Além das ações já realizadas, o presidente mencionou as demandas para o ano. A primeira delas já atendida pela atual administração: a criação de uma secretaria municipal voltada aos setores da cultura e do turismo.

Para Graziano, a pasta contribui para o desenvolvimento dos setores, uma vez que permite ao conselho e à própria municipalidade buscarem recursos específicos.

No encontro com a prefeita, Graziano pediu apoio para que o conselho possa dar continuidade a projetos como o de educação turística. A ideia é levar o tema para a rede pública de ensino, por meio de cartilhas e capacitação dos professores.

Os materiais a serem produzidos conterão informações sobre a história de personagens locais, como Paulo Setúbal e outros. Também citarão a importância de espaços públicos, como o Conservatório, para estimular a valorização.

“É um projeto que envolve uma cartilha não só para que o aluno saiba a história da cidade, mas que evidencie pontos turísticos”, salientou o vice-presidente do Comtur.

Araújo explicou que as aulas poderão ser complementadas com ações práticas, incluindo visitações ao MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), fábricas antigas e outros locais de importância histórica e turística.

Conforme o vice-presidente, a proposta não avançou por conta da transição de governo. Entretanto, ela pode ter continuidade dada a realização pela Prefeitura, em parceria com o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), do “Abrace Tatuí”.

Cuidando da casa

No evento, Maria José disse que a Prefeitura está caminhando no mesmo sentido que o Comtur. Ela afirmou que a administração, embora esteja fazendo o estritamente necessário, não está fugindo do objetivo do conselho, de estimular o turismo.

“Vamos começar, sim, cuidando da nossa casa, deixando ela bonita para as pessoas porque, só assim, ela se torna atrativa. Nós já começamos a nossa parte com a Praça do Artesanato da Capital da Música”, argumentou a prefeita.

Maria José declarou que a Prefeitura está desenvolvendo ação de conscientização de crianças, por meio da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com ela, a secretária Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira já tem um planejamento para trabalhar com as crianças e desenvolver “o amor pela cidade”.

O secretário municipal da Cultura ressaltou que as ações desenvolvidas pela administração, no período de dois meses, comprovam o que a prefeita mencionou.

Sinisgalli citou, como exemplo, a própria Praça do Artesanato, que resultou na circulação de 950 pessoas, nos quatro dias de Carnaval, no Museu.

O público é considerado elevado, em comparação com o total de visitas recebidas pelo espaço em todo o mês de janeiro – que não chegaram a mil.

Na mesma linha de discurso, o vice-prefeito defendeu que o estímulo ao turismo deve passar, primeiro, pela melhoria da infraestrutura do município.

Luiz Paulo informou que a Prefeitura havia retomado a reconstrução da ponte do Marapé (reportagem nesta edição), o que vai permitir à cidade a melhoria na circulação de veículos e na entrada e saída de turistas.

Ele citou, ainda, que os resultados iniciais do “Abrace Tatuí”, que consiste na realização de mutirões de limpeza e conservação em áreas públicas, por meio de voluntários.

Conforme ele, na edição mais recente do evento, a Prefeitura retirou 80 toneladas de lixo, incluindo 80 sofás e 15 televisores. “São essas coisas que fazem a diferença, a cidade bem cuidada e atrativa”, avaliou.

Tematização

Ponto considerado importante para o conselho, a proposta de tematização do município entrou na lista de assuntos discutidos na reunião. Graziano reiterou que o Comtur entende ser fundamental a criação de portais com conteúdo que remeta a duas vocações do município: a música e o doce caseiro.

Na avaliação do presidente, as referências também deveriam constar em espaços públicos, como praças e, até mesmo, em calçadas. “Isso tudo para valorizar a ideia”, apontou.

O Comtur sugeriu a realização de sinalização turística, com placas informativas e de trânsito alusivas ao turismo e totens com informações para os visitantes.

Em outra frente, como iniciado na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, Graziano afirmou que a Prefeitura precisa criar mecanismos para capacitação da mão de obra para atender ao público de turismo.

O órgão também buscará ações para fortalecer eventos turísticos, como o Carnaval, a Festa Junina de São João do Bemfica, a Festa do Doce, o Natal Musical. Também entram na lista do conselho as festas do Milho-Verde (que tem início neste fim de semana), do Lar São Vicente de Paulo e as tropeadas.

Para este ano, o Comtur quer, também, a criação do Fumtur (Fundo Municipal de Turismo). Por meio dele, o conselho poderá captar recursos a serem aplicados na implantação de projetos que buscam a melhora da atividade turística. São projetos que atendem às diretrizes previstas no plano municipal.